<%@ Language=VBScript %> Ordem dos Frades Menores Capuchinhos

PAZ e BEM! Bem-vindo à Página dos Frades Missionários Capuchinhos

Página Principal


São Francisco Assis


Espírito de Assis


Porciúncula


Ordem Capuchinhos


Missão em Timor


Onde Vivemos


Espaço Jovem


Música


Apontadores


 
Actualidade

Homenagem de Cabanas de Viriato aos Franciscanos Capuchinhos

 

Dois meses depois de os Franciscanos Capuchinhos se terem despedido das terras de Cabanas de Viriato, receberam deste bom povo cabanense uma singela Igreja de Cabanas de Viriato e residência paroquialhomenagem. A sessão, que foi realizada no dia 4 de Dezembro de 2005, contou com a mobilização de todo o povo daquela comunidade, com destaque para a presença de todas as colectividades da terra, tais como a Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato, o Grupo de Danças e Cantares da Sociedade Filarmónica, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cabanas de Viriato, a Associação do Carnaval de Cabanas de Viriato, o Sport Cabanas de Viriato e Benfica, o Clube de Caça e Pesca de Cabanas de Viriato e o Centro Social Professora Elisa Barros Silva.

 

Antes do acto religioso, cerca das 11 horas, deu-se início à solene homenagem. Ao som da Banda da Sociedade Filarmónica, no adro da igreja, e com a presença das autoridades atrás descritas, foi descerrada uma lápide encimada num monumento construído propositadamente em lugar destacado, cujos dizeres perpetuam a presença dos Franciscanos Capuchinhos de 1989 a 2005. O belo memorial, situado à entrada da porta principal da igreja, foi ali benzido, enquanto a Banda desfilava belas melodias, na presença das gentes cabanenses.

 

O Pe. Dr. José Júlio Maria de Almeida, novo Pároco desta terra, que esteve presente durante toda a cerimónia, concelebrou na Eucaristia de Acção de GraçasDona Agostinha e frei Laurindo iniciada pouco depois das 11 horas, a qual foi presidida pelo Fr. Acílio Dias Mendes, Ministro Provincial dos Franciscanos Capuchinhos, integrando-se ainda muitos Irmãos Capuchinhos que ali se deslocaram propositadamente para a cerimónia, particularmente aqueles que, durante algum tempo, ali viveram, com destaque especial para o Fr. Manuel Luís de Mesquita Teixeira, que iniciou em 1989 essa singular presença, com os ofícios de Pároco e de Guardião, quando ali foi aberta a Casa do Noviciado. No acto, participaram, além dos elementos da Fábrica da Igreja e da Ordem Franciscana Secular, as várias autoridades locais, como o Presidente da Câmara de Carregal do Sal, sr. Atílio dos Santos Nunes, o Presidente da Assembleia Municipal, sr. Armando Luís Campos Batista, e o Presidente da Junta de Freguesia, sr. Ricardo Nuno Seabra de Campos. O acto religioso foi abrilhantado pela Banda Filarmónica.

 

No final do acto religioso discursaram várias personalidades: o Presidente da Câmara, o Presidente da Junta de freguesia, membros da Fábrica da Igreja (senhores Pereira Dias e Francisco). A cerimónia foi concluída com o discurso final do Fr. Acílio Dias Mendes.

 

O remate final desta homenagem, graças à generosidade de muitas pessoas da terra, foi um almoço onde todos estavam convidados. Saboreou-se um bom caldo verde, um arroz à valenciana, além de variedade de aperitivos e doces, bem como o delicioso e famoso vinho de Cabanas de Viriato.

 

Com a alegria estava estampada em cada rosto, todos os da terra puderam, deste modo, manifestar e exprimir um grande sentimento de gratidão para com os Franciscanos Capuchinhos que, haurindo essa peculiar espiritualidade do «Poverello» de Assis de “peregrinos e forasteiros”, rumaram para outras terras, não sem antes pedirem as bênçãos do “Omnipotente e Bom Senhor” para aquela boa gente de Cabanas de Viriato.

 

 

Fr. Antero Esperança Inácio

 

 
Página Principal | Capuchinhos em Portugal | Contactos | Ficha Técnica | Sugestões

© 2005 Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Portugal)