<%@ Language=VBScript %> Ordem dos Frades Menores Capuchinhos

PAZ e BEM! Bem-vindo à Página dos Frades Missionários Capuchinhos

Página Principal


São Francisco Assis


Espírito de Assis


Porciúncula


Ordem Capuchinhos


Missão em Timor


Onde Vivemos


Espaço Jovem


Música


Apontadores


 
Actualidade

Um cardeal capuchinho

 

 

Um cardeal capuchinho

 

Um dos novos cardeais feitos por Bento XVI no Consistório

de 24 de Março passado, é Capuchinho.

Trata-se de Sean Patrick O'Malley, Arcebispo Metropolita

de Bóston, nos Estados Unidos da América.

 

Nasceu em Lakewood (Ohio), na Diocese de Cleveland, a 29 de Junho de 1944, de uma família de origem irlandesa. Depois de frequentar os estudos elementares nasO novo cardeal capuchinho, no momento em que lhe era colocado o barrete cardinalício por Bento XVI Escolas católicas São Gabriel em Pittsburgh e Sagrado Coração em Reading (Pensilvânia), entrou nos Capuchinhos onde fez os anos da escola secundária. A 14 de Julho de 1965 emitiu a primeira profissão dos votos simples, e a 14 de Julho de 1968, a profissão dos votos solenes. Depois dos estudos filosóficos e teológicos nas escolas internas da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Colégio de São Fidelis em Herman, Pensilvânia, e Colégio Capuchinho em Washington, D.C.), foi ordenado sacerdote a 29 de Agosto de 1970.

 

Estudou, depois, na Universidade Católica da América, em Washington, onde obteve o Mestrado em Ciências Religiosas e, em 1972, o doutoramento em Literatura Espanhola e Portuguesa.

 

De 1971 a 1973 foi Vigário e Primeiro Conselheiro para a formação no Colégio dos Capuchinhos em Washington. Em 1973 foi-lhe confiado pela Arquidiocese de Washington o encargo dos Directores do Apostolado dos hispanos, ao qual, em 1974, foi acrescentado o de Director do Centro Católico Espanhol e em 1978 os de Assistente Arquidiocesano da Ordem Terceira de S. Francisco e Director para os Social Services for Spanish Speaking Ministries.

 

Em 1978 foi nomeado Director do programa das Conferências dos Bispos do Estado do Maryland, juntando o de Director do Ofício do Desenvolvimento Social para a Arquidiocese de Washington e de Vigário Episcopal para os católicos de língua espanhola.

 

Nomeado por João Paulo II Bispo-Coadjutor da Diocese de S. Tomás nas Ilhas Virgens a 2 de Junho de 1984, recebeu a ordenação episcopal a 2 de Agosto seguinte e tornou-se Bispo Ordinário da Diocese a 16 Outubro de 1985. A 16 de Junho de 1992 foi transferido para a sede residencial de Fall River (Massachusetts).

 

Em Novembro de 1998 participou na Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos, para a Oceânia. A 3 de Setembro de 2002, foi transferido para a sede de Palm Beach, na Florida; e a 1 de Julho seguinte, promovido a Arcebispo Metropolita de Bóston.

 

Além do inglês, fala correntemente o castelhano e o português; e conhece bem o alemão, o italiano e o francês. Como lema episcopal, escolheu a frase do Evangelho de João 2,5, relativo ao episódio das Bodas de Caná: «Fazei o que Ele vos disser». Como cardeal, recebeu o Título de Santa Maria da Vitória.

 

Actualmente, é o único cardeal da nossa Ordem. O último tinha sido António Barbieri, uruguaio, arcebispo de Montevidéu, falecido na década de setenta; e, antes desse, o cardeal Guilherme Massaia, italiano, missionário na Etiópia.

 

 

Frei Lopes Morgado

 

 

 

Outras notícias:

:: Celebração especial e encontro com o Cardeal Dom fr. Sean Patrick O’Malley, OFMCap

:: Página do Consistório no site do Vaticano

 

 

 
Página Principal | Capuchinhos em Portugal | Contactos | Ficha Técnica | Sugestões

© 2006 Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Portugal)