PAZ e BEM! Bem-vindo à Página dos Frades Missionários Capuchinhos

Página Principal


São Francisco Assis


Espírito de Assis


Porciúncula


Ordem Capuchinhos


Missão em Timor


Onde Vivemos


Espaço Jovem


Música


Apontadores


 
Actualidade

Exposição de pintura "Sol Nascente"

 

 

No passado dia 30 de Setembro, D. Ximenes Belo, Bispo Emérito de Dili e prémio NobelRecepção a D. Ximenes Belo, Bispo Emérito de Díli da Paz em 1996, esteve em Gondomar para inaugurar a exposição de pintura “Sol Nascente” de Odete Medeiros, cujas receitas revertem integralmente para as missões capuchinhas em Timor-leste.

 

Esta exposição, organizada pelo G.A.M. (Grupo de Acção Missionária), nasceu da vontade de Odete Medeiros se associar à causa das missões capuchinhas, nomeadamente em Timor-leste.

 

Assim, esta pintora gondomarense, tendo conhecimento das diversas actividades promovidas pelo G.A.M. e das necessidades sempre presentes em Timor-leste, ofereceu generosamente 18 quadros para venda, cujas receitas irão directamente e naOdete Medeiros, tendo conhecimento das diversas actividades promovidas pelo G.A.M. e das necessidades sempre presentes em Timor-leste, ofereceu generosamente 18 quadros para venda, cujas receitas irão directamente e na íntegra para Timor-Leste íntegra para Timor-leste.

 

Simultaneamente, decorre também na Biblioteca Municipal de Gondomar, uma venda de livros sobre Timor e de escritores timorenses, cujas receitas revertem para o mesmo objectivo.

 

Ainda no decorrer deste evento, realizou-se no mesmo espaço e no passado dia 5 de Outubro um colóquio intitulado ‘A pessoa e a missão’, que contou com as presenças da Enf. Ana Reis, que realizou missões pela AMI, do Dr. João Coutinho, presente também em missões em África, do Dr. Hernâni Carvalho, jornalista e rosto sempre associado a Timor, do Fr. António Pojeira, capuchinho e elemento fundador do G.A.M., e do Enf. Vasco Neves, moderador deste colóquio e membro do G.A.M..

 

Este colóquio foi um espaço de partilha de experiências, onde cada interveniente fez o seu apelo ao numeroso público, para que cada um assuma o seu papel de missionário no dia-a-dia.

 

O G.A.M. existe desde o último trimestre de 2005 e tem organizado diversas actividades com vista àVenda de livros sobre Timor e de escritores timorenses colaboração com as missões capuchinhas, nomeadamente em Timor-Leste, onde actualmente os padres capuchinhos têm um grupo de missionários que lutam pela formação de jovens que seguem o caminho de Cristo e que diariamente apoiam o povo timorense, acolhendo milhares de refugiados.

 

A missão do G.A.M. é angariar fundos… é esta também a dimensão de ser missionário: fornecer os meios para quem está no “terreno”, para quem empresta todas as suas forças a esta causa.

 

 

 

Grupo de Acção Missionária,

Gondomar, 13 de Outubro de 2006

 

 
Página Principal | Capuchinhos em Portugal | Contactos | Ficha Técnica | Sugestões

© 2006 Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Portugal)