PAZ e BEM! Bem-vindo à Página dos Frades Missionários Capuchinhos

Página Principal


São Francisco Assis


Espírito de Assis


Porciúncula


Ordem Capuchinhos


Missão em Timor


Onde Vivemos


Espaço Jovem


Música


Apontadores


 
Actualidade

Ordenação diaconal de Fr. Higino e Fr. Domingos

 

 

Ordenação diaconal de Fr. Higino e Fr. Domingos

 

 

No Primeiro Domingo de Advento os freis Higino Rocha Fernandes e Domingos Gomes Alves Mendes foram Ordenados Diáconos, pela imposição das mãos de D. José Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa. Na mesma celebração foram Ordenados cinco diáconos do Patriarcado e um dos Padres Vicentinos. Além dos irmãos Capuchinhos das fraternidades de Lisboa, Baixa da Banheira, Coimbra, Porto e Gondomar, a celebração foi abrilhantada pela participação dos Bispos Auxiliares de Lisboa, do Cabido do Patriarcado, de cerca de cem Padres e 30 Diáconos, milhares de pessoas, entre as quais muitos leigos nossos amigos, vindos não só de Lisboa, onde reside actualmente o frei Higino e do Porto, onde reside o frei Domingos, mas também de Gondomar e de outros lugares.

Foi uma celebração intensa e envolvente. Liturgicamente imaculada. No momento próprio, depois das promessas dos ordenandos, do canto das Ladainhas e da imposição das mãos do Rev.mo Cardeal Patriarca, os freis Armando Costa e Acácio Sanches ajudaram o frei Higino a revestir-se com a Estola e a Dalmática, enquanto os freis Ademário Silva e José Carlos Rosa faziam o mesmo junto do frei Domingos.

O Frei Higino é filho de João Fernandes e Maximiana Rocha, nasceu a 3 de Maio de 1964, em Santiago Maior, na Ilha de Santiago, em Cabo Verde. Entrou no Aspirantado Capuchinho no dia 28 de Setembro de 1987, em S. Vicente, Cabo Verde. No Postulantado, a 16 de Fevereiro de 1991, igualmente em S. Vicente, Cabo Verde. Fez o Noviciado em Portugal, em 1991/1992, no Convento de S. Lourenço de Brindes, em Cabanas de Viriato, Diocese de Viseu. Professou pela primeira vez a vida Franciscana Capuchinha a 6 de Setembro de 1992, em Cabanas de Viriato.

Frei Higino

Viajou depois para o Porto, onde, como Pós-Noviço continuou a sua formação religiosa e académica. Fez o ano de Pastoral Fraterna desde 15 de Setembro de 1996 a 1999 na Paróquia de S. Lourenço, Ilha do Fogo, Cabo Verde. Emitiu a sua Profissão Perpétua no dia 17 de Agosto de 1997, na Paróquia de Santiago Maior, Pedra Badejo, Cabo Verde. Regressou a Portugal e estudou Teologia no Porto, na Universidade Católica, de 1999 a 2005, transferindo-se no ano seguinte para Lisboa, onde frequenta actualmente o seu curso na mesma Universidade. No futuro mais próximo anseia juntar-se aos seus confrades da Vice-Província de Cabo Verde e à Igreja de Cabo Verde, que muito espera dele. Aí será Ordenado Sacerdote.

O frei Domingos é filho de César Mendes e Clarice Gomes Alves Mendes. Nasceu a 15 de Abril de 1968 em Dacabalaio, Santa Catarina, Ilha do Fogo, Cabo Verde. Entrou no Seminário a 15 de Setembro de 1996, em S. Vicente. Iniciou o Postulantado no dia 2 de Fevereiro do ano seguinte, na mesma Ilha. Fez o Noviciado em Portugal, em Cabanas de Viriato de Setembro de 17 de 1998 a 19 de Setembro de 1999. Seguiu depois para o Porto, ingressando nesse ano na Faculdade de Teologia da Universidade Católica do Porto, até 2003. Nesse ano regressou a Cabo Verde para fazer o ano de Pastoral Fraterna, na Paróquia de São Lourenço, Ilha do Fogo. A sua Profissão Perpétua realizou-se a 29 de Maio de 2005, na Paróquia de Porto Novo, em Santo Antão, Cabo Verde.

Frei Domingos

Neste momento está a terminar o 5º ano e Mestrado Integrado de Teologia, na Faculdade de Teologia do Porto. No futuro próximo tem a intenção de regressar à Vice-Província de Cabo Verde e ser Ordenado Presbítero, até final do ano 2007.

 

 
Página Principal | Capuchinhos em Portugal | Contactos | Ficha Técnica | Sugestões

© 2006 Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Portugal)