PAZ e BEM! Bem-vindo à Página dos Frades Missionários Capuchinhos

Página Principal


São Francisco Assis


Espírito de Assis


Porciúncula


Ordem Capuchinhos


Missão em Timor


Onde Vivemos


Espaço Jovem


Música


Apontadores


 
Actualidade

Sínodo sobre a Palavra de Deus

 

 

Finalmente, o tão esperado

SÍNODO SOBRE A PALAVRA DE DEUS!
 

A 6 de Outubro passado, Bento XVI convocou, para os dias

5 a 26 de Outubro de 2008, um sínodo de bispos da Igreja Católica do mundo inteiro sobre “a Palavra de Deus na vida

e a missão da Igreja”.

 

 

 

«Somente aquele que escuta» a Palavra de Deus «pode depois anunciá-la», porque o que se deve ensinar não é uma «sabedoria própria, mas a sabedoria de Deus» – afirmou o Santo Padre, que convida todos os fiéis à leitura assídua da Bíblia porque, como diz São Jerónimo, «ignorar as Sagradas Escrituras é ignorar a Cristo».

 

O arcebispo emérito de Milão, cardeal Carlo Maria Martini, considerado por Bento XVI como «um verdadeiro mestre da Lectio divina» manifestou a sua alegria perante a convocação do Sínodo. «Recordo que desde os primeiros sínodos universais nos quais participei como arcebispo de Milão, no início dos anos 80, quando me perguntavam no final do Sínodo sobre que tema eu proporia para o próximo Sínodo, sempre insisti no tema sobre a Palavra de Deus» relembra, assinalando assim a sua alegria no atendimento por parte do Papa ao seu desejo, acrescentando que «trará grandes vantagens para a Igreja», sendo esta «fruto da Palavra de Deus que busca nas Escrituras a sua fonte».

 

Esta vai ser a 12ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo, uma instância consultiva criada em 1965 para favorecer as trocas de opiniões entre os bispos e auxiliar o Sumo Pontífice na tarefa de governar a Igreja Católica. O último sínodo, e também o primeiro do pontificado de Bento XVI, foi realizado em Outubro de 2005. Apesar de os temas dos sínodos serem sempre específicos, as discussões geralmente são ampliadas para incluir diversas questões relativas ao 1,1 bilhão de membros da Igreja Católica.

 

 
Página Principal | Capuchinhos em Portugal | Contactos | Ficha Técnica | Sugestões

© 2007 Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Portugal)