PAZ e BEM! Bem-vindo à Página dos Frades Missionários Capuchinhos

Página Principal


São Francisco Assis


Espírito de Assis


Porciúncula


Ordem Capuchinhos


Missão em Timor


Onde Vivemos


Espaço Jovem


Música


Apontadores


 
Actualidade

Início do II Capítulo Provincial Extraordinário

 

 

Início do II Capítulo Provincial Extraordinário

  

 

Os irmãos Capuchinhos, vindos de todas as suas áreas de residência – Laleia, Dili, Baixa da Banheira, Lisboa, Fátima, Coimbra, Gondomar, Porto e Barcelos –, chegaram ao fim do dia 7 de Janeiro a Fátima.

 

Era o dia da Epifania do Senhor e foi a festa do encontro dos irmãos que dessa forma iniciavam o II Capítulo Extraordinário (II CPE) da Província de Portugal.

 

A manhã do dia 8 de Janeiro, foi de recolhimento e oração.

 

O ministro Provincial saudou todos os irmãos e recordou a proposição do XIV Capítulo Provincial que determinou a realização e a finalidade de tão importante assembleia: “Realizar, neste triénio, um Capítulo Provincial Extraordinário, e, ordem a estabelecer quais as fraternidades e as actividades apostólicas que devemos privilegiar ou suprimir, segundo o nosso carisma e as nossas capacidades”.

 

Foto do momento de reflexão espiritual como preparação imediata ao II Capítulo Extraordinário. O Ministro Provincial dirige à assembleia uma meditação bíblica, intitulada “irmãos comecemos”, a partir da alegoria da videira do evangelho de João 15.

 

Em clima espiritual e sob o título “Irmãos Comecemos” o Ministro Provincial animou os irmãos a entregarem-se à acção do Espírito Santo, através de um denso comentário e actualização na actualidade de Província do capítulo 15 de Evangelho de S. João.

 

A manhã de reflexão terminou com a Eucaristia.

 

Eucaristia de abertura do II Capítulo Provincial Extraordinário. A Eucaristia foi presidida pela Ministro Provincial, frei Acílio Dias Mendes, tendo a concelebrar junto dele o Definitório.

 

A abertura oficial do II CPE ocorreu na primeira sessão capitular às 16.00 horas do dia 8. Nesta sessão foram atribuídas a determinados irmãos as funções necessárias ao funcionamento da assembleia e foi, também, aprovado o horário:

 

08h00

 

Laudes

08h30

 

Pequeno-almoço

09h30

 

Sessão Capitular

11h00

 

Intervalo

11h30

 

Sessão capitular

13h00

 

Almoço e convívio

15h30

 

Sessão capitular

17h00

 

Intervalo (Merenda)

17h30

 

Sessão capitular

18h30

 

Intervalo

19h00

 

Eucaristia e Vésperas

19h30

 

Jantar, convívio…

 

 

 
Página Principal | Capuchinhos em Portugal | Contactos | Ficha Técnica | Sugestões

© 2007 Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Portugal)