PAZ e BEM! Bem-vindo à Página dos Frades Missionários Capuchinhos

Página Principal


São Francisco Assis


Espírito de Assis


Porciúncula


Ordem Capuchinhos


Missão em Timor


Onde Vivemos


Espaço Jovem


Música


Apontadores


 
Actualidade

Homenagem a Dom Francisco da Mata Mourisca

 

No passado Domingo, dia 15 de Julho, celebraram-se os 40 anos da criação da Diocese do Uíje, em Angola, e do ministério episcopal de Dom Francisco da Mata Mourisca. Com missa marcada para as 10h00 no salão do Futebol Clube do Uíje, um dístico à entrada deixava antever o sentimento generalizado dos cristãos angolanos para com o seu Bispo: «D. Francisco, 40 anos na defesa dos pobres, ao serviço dos Homens».

 

Ao centro: Dom Francisco da Mata Mourisca

 

A presidir à celebração, o Sr. Cardeal Ivan Dias (natural de Goa), da Congregação para a Evangelização dos Povos, estando também presentes o Sr. Núncio Apostólico de Luanda, quase todos os Bispos de Angola, muitos sacerdotes e religiosas e uma multidão de fiéis leigos. Na homilia, o Sr. Cardeal teceu rasgados elogios à acção pastoral do Sr. Dom Francisco ao longo destes 40 anos. Um ministério episcopal repleto de entrega, sabedoria, coragem, criatividade… Sempre ao serviço da Igreja de Cristo Jesus que está em Angola, de modo particular no Uíje, e ao serviço do tão martirizado Povo angolano.

 

Procissão de entrada

 

Dom Francisco nasceu em 18 de Outubro de 1928 na freguesia da Mata Mourisca (Pombal), tomou o hábito em 13 de Agosto de 1944, emitiu a profissão simples em 15 de Agosto de 1945, a profissão perpétua em 11 de Dezembro de 1949 e recebeu a ordenação sacerdotal em 20 de Janeiro de 1952. Foi o segundo Comissário Provincial de 1961 a 1967. Eleito Bispo Residencial de Carmona e São Salvador do Congo (Angola) em 14 de Março de 1967.

 

A participar nestas celebrações estiveram também o Ministro Provincial dos Capuchinhos em Portugal, frei Acílio Mendes e o frei Armando Costa que se deslocaram a Angola para uma visita fraterna a todos os Irmãos Capuchinhos portugueses que em Angola vivem a sua entrega ao Senhor: frei Luís Leitão (Luanda), frei Joaquim Ribeiro (Camabatela), D. Francisco da Mata Mourisca (Uíje), frei Adelino Soares (Lubango), D. Joaquim Ferreira Lopes (Viana).

 

Da esquerda para a direita: Frei Luís Leitão, Frei Acílio Mendes, Dom Frei Francisco da Mata Mourisca, Frei Armando Costa e Frei Adelino Soares

 

Estão também agendados alguns encontros de formação com os Noviços (Lubango) e Pós-Noviços (Huambo e Luanda), assim como com elementos da Família Franciscana, a participação no «Encontro da Vice-Província» no dia de Nossa Senhora dos Anjos, Padroeira da Vice-Província e ainda uma reunião com o Conselho da Vice-Província. Prevista também a presença, nestes dias, do Ministro Provincial de Veneza, frei Luciano Pastorello.

 

 

Frei Acílio Dias Mendes

 

 
Página Principal | Capuchinhos em Portugal | Contactos | Ficha Técnica | Sugestões

© 2007 Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Portugal)