PAZ e BEM! Bem-vindo à Página dos Frades Missionários Capuchinhos

Página Principal


São Francisco Assis


Espírito de Assis


Porciúncula


Ordem Capuchinhos


Missão em Timor


Onde Vivemos


Espaço Jovem


Música


Apontadores


 
Actualidade

Missões Capuchinhas

 

 

Missões Capuchinhas

 

Encontro com os benfeitores que ofereceram bolsas de estudo

 

 

Desde 2003 que os franciscanos Capuchinhos, estão em Timor.

Começaram por ser apenas três, mas rapidamente, o número  destes missionários teve que aumentar, assim como as instalações, passando da primeira comunidade em Laleia para mais uma, a segunda, mas no centro da vida deste jovem país: em Dili.

 

Diálogo do frei Acácio com os membros da comunidade que ofereceram bolsas de estudo para a formação em Timor-Leste

 

Os missionários fazem missão!

Estão ao serviço dos que deles precisam.

Deixam tudo e partem para onde é necessário levar o Evangelho. 

Partem para longe, onde abunda a fome física e espiritual.

Partem para onde os recursos são fracos, onde o desconhecimento da existência de mais mundo não chegou ainda, onde esses nossos irmãos vivem em precárias condições de vida e sustentabilidade, para onde ainda há irmãos que ignoram que existe um único Pai que a todos abraça.

 

Estes missionários que partem levando, a Luz que ilumina a terra inteira, são religiosos que tudo deixam e não sabem o que vão encontrar. Mas partem e ficam onde chegam! Ficam e fazem. Fazem tudo o que é necessário para atender aqueles que solicitam ajuda. Estes são Franciscanos Capuchinhos, sacerdotes, e irmãos consagrados.

 

Mas também são os catequistas, professores, cozinheiros, enfermeiros, mecânicos, jardineiros, informáticos, músicos…, são tudo o que uma comunidade (que formam quando chegam), precisa que sejam para ajudar, ensinar, criar autonomia nas gentes locais para usufruírem dos recursos/benefícios que o seu país possui.

 

Foi isto que no passado sábado, dia 17 de Novembro, o responsável pelo SCAM (Secretariado de Cooperação e Animação Missionária), Frei Acácio Sanches, nos mostrou ao reunir-se com os benfeitores das Missões Capuchinhas, tendo de seguida sido celebrada a Eucaristia, onde todos dando graças, reforçaram os seus desejos missionários.

 

Celebração da Eucaristia

 

O encontro foi em Gondomar, na Comunidade de Nossa Senhora Mãe dos Homens-Capuchinhos, estando também presente o G.A.M., (Grupo de Acção Missionária) que colabora com o SCAM, na divulgação da “Bolsa de Estudos Missionária”. Criada no inicio deste ano, estas bolsas destinam-se à formação dos primeiros religiosos Franciscanos  Capuchinhos de Timor-Leste.

 

O G.A.M. dedica-se ainda, à semelhança de outros grupos sediados nas comunidades capuchinhas, a garantir a sobrevivência, dar apoio logístico, a suprimir as carências prementes das comunidades de Laleia e Dili, onde estão já 27 jovens em formação, assim como as comunidades locais e os religiosos que fazem missão.

 

Toda a ajuda é bênção quando conduzida para onde é útil.

 

Mesmo deste lado de cá, podemos fazer muito quando abrimos o coração à partilha, para ajudar aqueles que nada têm.

 

 

 

Grupo de Acção Missionária,

Gondomar - 22 466 45 80

 

 
Página Principal | Capuchinhos em Portugal | Contactos | Ficha Técnica | Sugestões

© 2007 Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Portugal)