PAZ e BEM! Bem-vindo à Página dos Frades Missionários Capuchinhos

Página Principal


São Francisco Assis


Espírito de Assis


Porciúncula


Ordem Capuchinhos


Missão em Timor


Onde Vivemos


Espaço Jovem


Música


Apontadores


 
Actualidade

Movimento Nacional de Dinamização Bíblica

 

 

XVII Semana Bíblica de Barcelos

 

 

Realizou"Mesa da Palavra e da Aliança"-se na semana de 21 a 26 de Janeiro de 2008, em Arcozelo (Barcelos), no salão da casa das irmãs Fmm, a XVII Semana Bíblica de Barcelos, subordinada ao tema: O SANTUÁRIO, ESPAÇO DE EVANGELIZAÇÃO, com os seguintes conferencistas:

 

Frei Acílio Mendes, provincial dos Capuchinhos, no primeiro dia, fez a abertura da semana, focando a ideia de Santuário Cósmico, isto é, o Mundo Criado por Deus onde cada ser humano que nasce é chamado a colaborar com Ele, no zelo por esta Casa Comum.

 

Frei Lopes Morgado, no segundo dia, situou os primeiros santuários, onde Deus se manifestou aos Patriarcas no Antigo Testamento, tais como Siquem, Betel, Penuel no Norte e Hebron-Mambré, Bercheba, Lahai-Roi, Guion, Arad, no Sul.

 

Frei Herculano Alves, no terceiro dia falou-nos da Tenda de Moisés, espaço sagrado onde Deus desceu na nuvem, para falar com Moisés e da importância do Templo na Bíblia, dizendo que o Templo é o coração do povo da Bíblia, tal como a Torah, ou seja, a Escritura.

 

D. António Couto, Bispo Auxiliar de Braga, no quarto dia, desenvolveu o tema: Jesus, Santuário de Deus para o Homem, incentivando os ouvintes a avaliar os sentimentos que os anima a caminhar para os "santuários da nossa região". Também realçou que, Só em Jesus, verdadeiro Templo de Deus, nós encontramos este espaço de relação com Deus.

 

Na imagem, D. António Couto, Bispo Auxiliar de Braga

 

No quinto dia tivemos a surpresa de uma mesa redonda, em que participaram os reitores do santuário do Bom Jesus, Sameiro e Távora Stª Maria em Arcos de Valdevez. Este último, falou-nos de uma experiência de Evangelização bíblica interessante, a partir do santuário em que exerce o seu ministério.

 

A Semana terminou com uma Eucaristia de Acção de Graças, presidida por D. Antonino, Bispo Auxiliar de Braga, que, com seu sorriso, nos fez reflectir sobre a importância de estarmos todos unidos em comunhão com a Igreja em Cristo. Finalmente, Frei Luís Gonçalves, que acompanha as Semanas Bíblicas desde o início, fez um agradecimento a todos os participantes, especialmente aos grupos de Encenações Bíblicas das paróquias de Lijó, Arcozelo, Gondifelos, Abade de Neiva, e Apúlia que, generosamente, se ofereceram para partilhar connosco uma mensagem gestual bíblica.

 

Vista geral da assembleia

 

Em cada ano que passa nós dizemos: esta foi a melhor semana bíblica A presença de mais de cinco centenas de participantes, faz-nos pensar que é urgente levar às paróquias e ás famílias a dinamização bíblica. Ainda há muitos cristãos que bebem de qualquer "fonte", quando o Concílio Vat II, há 45 anos pediu que a Igreja se alimentasse mais da Palavra de Deus (DV.n° 21).

 

 

Ir. Gracinda Fmm

 

 
Página Principal | Capuchinhos em Portugal | Contactos | Ficha Técnica | Sugestões

© 2008 Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Portugal)