PAZ e BEM! Bem-vindo à Página dos Frades Missionários Capuchinhos

Página Principal


São Francisco Assis


Espírito de Assis


Porciúncula


Ordem Capuchinhos


Missão em Timor


Onde Vivemos


Espaço Jovem


Música


Apontadores


 
Actualidade

I Encontro Nacional dos Capuchinhos e seus Familiares

 

 

I Encontro Nacional dos Capuchinhos

e seus Familiares

 

 

No passado Sábado, dia 5 de Abril, realizou-se, no Centro Bíblico dos Capuchinhos, em Fátima, o «I Encontro Nacional dos Franciscanos Capuchinhos com os seus Familiares».

 

Os participantes neste Encontro começaram a chegar ao Centro Bíblico a partir das 10h00 e foram muitos os que aproveitaram para conhecer o bonito Jardim Bíblico que, neste início de Primavera, se apresenta esplendorosamente florido. Alguns aproveitaram também para visitar a Livraria Bíblica dos Capuchinhos e o Museu do Presépio, instalado no Centro Bíblico, e que conta já com mais de 760 Presépios de 59 países.

 

Pelas 11h30, os 130 participantes, reuniram-se num agradável momento de confraternização onde o frei Acílio Mendes, Ministro Provincial dos Capuchinhos, os saudou e acolheu, explicando a razão de ser deste «I Encontro Nacional dos Franciscanos Capuchinhos com os seus Familiares». Ao lançar esta iniciativa, estavam presentes dois grandes objectivos: a convivência familiar e fraterna – tão ao gosto de São Francisco, e a oração pelas vocações. O Encontro foi situado no grande Jubileu dos 800 anos da Vocação Franciscana, a celebrar em 2009.

 

 Foto de Paulo Alves

 

O Ministro Provincial enquadrou a sua reflexão dentro de dois parâmetros: a dimensão familiar da vida dos Franciscanos Capuchinhos e a dimensão franciscana dos familiares dos Capuchinhos. Foi lido um texto de Tomás de Celano (na sua segunda biografia de São Francisco, escrita em 1247), tendo aprofundando, em diálogo com a assembleia, algumas dimensões mais salientes e actuais, como: a mãe de um frade é, na perspectiva de São Francisco, a mãe de todos os frades; somos uma família de irmãos; o valor sagrado da pessoa humana, sobretudo quem carece dos bens essenciais para uma vida verdadeiramente humana: agrada mais a Deus dar o Novo Testamento à mãe de dois frades, para que ela o venda e assim proveja às suas necessidades, do que os frades terem o Novo Testamento para o lerem e rezarem…

 

A manhã concluiu com a proclamação do «Cântico do Irmão Sol» ou «Cântico das criaturas», a grande obra literária e teológica de São Francisco.

 

Seguiu-se o almoço, por volta das 13h00, oferecido pelo Centro Bíblico dos Capuchinhos. Depois do café, todos se voltaram a juntar, por breves instantes, para preparar a Eucaristia do III Domingo da Páscoa.

 

 Foto de frei João Santos Costa

 

Pelas 15h00, dirigiram-se para a capela da «Ressurreição de Jesus», na Igreja da Santíssima Trindade onde, às 15h30, com o cântico «Ressuscitou! Aleluia!» deram início à celebração da Eucaristia, tendo participado 11 Irmãos Capuchinhos e seus familiares.

 

A Eucaristia foi presidida por D. Joaquim Ferreira Lopes, Capuchinho, natural de Santo Tirso, bispo de Viana e Administrador Apostólico do Dundo, em Angola e teve muito presente a dimensão vocacional, uma vez que nos preparamos para entrar na 45ª Semana de Oração pelas Vocações.

 

 Foto de Paulo Alves

 

Por isso, foi também uma oportunidade para agradecer ao Senhor o Dom da Vocação Franciscana, que é para todos nós, tal como para Santa Clara de Assis «o maior de todos os benefícios que recebemos», e para lhe pedir que «envie trabalhadores para a sua messe» (Mt 9,38).

 

Foto de João Santos Costa

 

 

 

 

 

Frei Hermano Filipe

Fotos: Frei João Santos Costa; Paulo Alves

 

 
Página Principal | Capuchinhos em Portugal | Contactos | Ficha Técnica | Sugestões

© 2008 Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Portugal)