PAZ e BEM! Bem-vindo à Página dos Frades Missionários Capuchinhos

Página Principal


São Francisco Assis


Espírito de Assis


Porciúncula


Ordem Capuchinhos


Missão em Timor


Onde Vivemos


Espaço Jovem


Música


Apontadores


 
Actualidade

Bodas de Ouro Sacerdotais do frei Manuel Gameiro

 

 

Bodas de Ouro sacerdotais do frei Manuel Gameiro

 

 

No passado dia 13 de Abril, IV Domingo da Páscoa (Domingo do Bom Pastor), a Comunidade Cristã de Santo António, em Barcelos, quis celebrar com o frei Manuel Gameiro as suas bodas de ouro sacerdotais.

 

Na celebração da Eucaristia, às 12h00, estiveram presentes o frei Acílio Mendes, Ministro Provincial dos Capuchinhos, vários Irmãos Capuchinhos e muitas pessoas que se quiseram juntar ao frei Gameiro num Hino de louvor ao Senhor da Messe por estes 50 anos de fidelidade ao Senhor e de serviço ao Povo de Deus.

 

Frei Manuel Gameiro, ao centro, agradece aos presentes as suas orações

 

Depois da Eucaristia, seguiu-se um almoço fraterno, preparado com muito carinho pela Ordem Franciscana Secular e pela Jufra, de que o frei Gameiro é Assistente, e em que participaram muitas dezenas de pessoas.

 

A Fraternidade de Barcelos alegra-se no Senhor pelo Dom da Vocação deste Irmão Franciscano Capuchinho, cuja perseverança e alegria na entrega ao Senhor constitui um estímulo para todos nós.

 

Parabéns frei Manuel Gameiro e obrigado!

 

 

 

Frei Hermano Filipe

Foto: Susana Fernandes

 

 

 

FR. MANUEL GAMEIRO

Actualmente a residir na fraternidade de Barcelos, nasceu na freguesia de São Tiago de Litém, concelho de Pombal, em 29 de Julho de 1934. Entrou para o Seminário Menor em 4 de Outubro de 1947, após ter frequentado o primeiro ano no Seminário diocesano de Coimbra. Vestiu o hábito capuchinho em Barcelos, a 1 de Agosto de 1950, sendo seu mestre de noviciado o padre Fulgêncio de Alfredo Chaves, emitiu a profissão temporária em 2 de Agosto de 1951, perante o padre João Evangelista, a perpétua em 15 de Agosto de 1955, no Porto, e recebeu, em 22 de Março de 1958, a ordenação sacerdotal em Leão (Espanha).

Fez os estudos de Filosofia em Barcelos e no Porto, de 1951 a 1954, e os de Teologia no Porto, Salamanca e Leão, de 1954 a 1958. Foi professor do Seminário Seráfico de Gondomar de 1958 a 1961. Neste ano foi nomeado Superior da Casa de Barcelos, sendo intensa e notável a sua actividade sacerdotal na pregação e na dinamização de grupos apostólicos.

Em 22 de Outubro de 1965 partiu para a nossa Missão de Angola, destinado à recém-formada Paróquia - Missão de Carmona, sendo o Pároco da Sé, a seguir, do Songo e de São Francisco. É, pois, pra­ticamente o fundador da Paróquia-Missão de São Francisco em Carmona, onde lançou várias iniciativas apostólicas, nomea­damente os primeiros Cursos de Cristandade, mostrando bem a sua tempera de missionário. A ele se ficou a dever a construção da igreja da Missão do Songo. A 30 de Julho de 1967 faz a entrega oficial da Diocese ao seu novo Bispo, Dom Francisco de Mata Mourisca. Em Dezembro de 1974, nove anos depois de ter partido para Angola, por imperativos de saúde, teve de regressar definitivamente à Província.

Em 1975 foi destinado à fraternidade de Gondomar, onde, apesar dos cuidados da saúde, desenvolve intensa actividade apostólica. Passa a integrar, em 1978, a comunidade do Porto, como Capelão do Hospital de Santa Maria e coadjutor da Paroquia do Amial. Três anos depois, em 1981, veio para Lisboa ao serviço da Cúria, como Secretário e Ecónomo Provincial, ofícios que exerceu até 1988.

Em 1983 acompanha o Ministro Provincial, frei António Monteiro, na sua visita oficial a Angola. Em 1984 entra nos quadros da Difusora Bíblica como Vice-Administrador, dando igualmente o seu contributo apostólico ao Bairro da Boavista, em Lisboa, que estava, nessa data, aos cuidados pastorais do padre José Lopes, entretanto transferido para Fátima. Em 1987 continua em Lisboa ao serviço da Cúria, como Secretario e Ecónomo Provincial, e da Difusora Bíblica, agora como Administrador, integrando também o Secretariado de Cooperação Missionária. Em 1988 deixa a Secretaria, continuando com os outros encargos que vinha exercendo, ocupações para que é reconduzido em 1990 sendo, nesta data, nomeado ainda presidente do Conselho económico da Província.

Em 1993 deixa definitivamente a Secretaria Provincial onde exercia a responsabilidade de Ecónomo, dedicando-se mais intensamente à gestão da Difusora Bíblica, especialmente com os tramites da construção, em Fátima, da futura Livraria da Difu­sora Bíblica. A seguir ao XI Capitulo Provincial, realizado em Maio de 1996, é transferido para a fraternidade de Fátima, sempre à frente dos destinos da Difusora Bíblica, trabalhando, particularmente, na aquisição e equipamento da livraria. Finalmente, com a inauguração do novo espaço bíblico, em Fátima, efeméride realizada a 11 de Dezembro de 1998, acto que contou com a presença do então Senhor Bispo da Diocese, D. Serafim Ferreira, é destacado, em 1999, para a frater­nidade de Cabanas de Viriato, para onde é nomeado Superior para o triénio de 1999/2002.

Em 2003, depois do XIII Capitulo Provincial, é transferido para a fraternidade de Coimbra, sendo nomeado responsável do «Serviço de Animação e Cooperação Missionária». Finalmente, em 2005, após o XIV Capitulo Provincial, passa a viver na fraternidade mais a Norte de Portugal, Barcelos. Entre as suas muitas ocupações, é de destacar a nomeação para Vigário paroquial de Arcozelo sendo, deste modo, o "braço direito" do respectivo pároco, o Fr. Manuel Luís Teixeira.

Ao celebrar os 50 anos de Vida Sacerdotal, durante os quais sempre tem manifestado um extraordinário amor à Ordem e grande espírito de serviço e de disponibilidade ao serviço do Povo de Deus, a nossa Província agradece ao Senhor o maravilhoso dom deste nosso irmão, Frei Manuel Gameiro.

in Agenda 2008. Lisboa: Cúria Provincial dos Capuchinhos, 2008, p. 68-69

 

 

 
Página Principal | Capuchinhos em Portugal | Contactos | Ficha Técnica | Sugestões

© 2008 Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Portugal)