PAZ e BEM! Bem-vindo à Página dos Frades Missionários Capuchinhos

Página Principal


São Francisco Assis


Espírito de Assis


Porciúncula


Ordem Capuchinhos


Missão em Timor


Onde Vivemos


Espaço Jovem


Música


Apontadores


 
Actualidade

Fraternidade de Gondomar

 

 

Festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens

 

A Comunidade Cristã de N. S. Mãe dos Homens, de Gondomar, celebrou, mais uma vez, a Festa da sua Padroeira. Do programa constavam vários actos. Um deles, o primeiro, foi o Sarau mariano, de que já demos conta. No Sábado dia 17, a partir das 21,30, realizou-se uma grande Procissão de Velas. Uma multidão de pessoas quis percorrer as ruas da nossa cidade de Gondomar acompanhando o andor de Nossa Senhora.

 

O ponto mais tocante foi a entrada do andor, aos ombros dos Bombeiros, no Quartel da Corporação. Todos se acondicionaram nas zonas envolventes para escutarem as palavras do Guardião da Fraternidade, presidente desta Procissão.

 

Frei José Maria pede a bênção de Maria para os Bombeiros, sempre prontos em prestar auxílio às pessoas em situação difícil

 

Na sua intervenção, pediu a bênção de Maria para os Bombeiros, sempre prontos em prestar auxílio às pessoas em situação difícil. Porque os tempos são difíceis, também pediu a intervenção da Mãe dos Homens a favor das gentes de Gondomar, e não esqueceu a intervenção de Maria para que apareçam mais vocações sacerdotais e religiosas.

 

A procissão terminou - já dentro da Igreja - com a consagração a Nossa Senhora, o gesto do adeus e a bênção final.

 

 

EUCARISTIA DA FESTA

 

No domingo, dia 18, acordamos ao som dos foguetes que anunciavam ser este um dia de Festa. A Eucaristia festiva foi a das 11,30. Com esta Eucaristia solene, além de celebrarmos a solenidade da Santíssima Trindade e da nossa Padroeira, quisemos dar início oficial às comemorações dos 50 anos dos Capuchinhos em Gondomar.

 

Para destacar este momento festivo e jubilar, o Guardião convidou um dos Bispos do Porto, um Bispo Emérito, o Abade de Singeverga, o Provincial recém-eleito... E, perante a indisponibilidade de tantos, assumiu ele próprio a presidência da Eucaristia Solene.

 

Sacerdotes caminham sobre os bonitos tapetes de flores em frente à Igreja

 

Ao seu lado estiveram como concelebrantes, o Fr. Manuel Rito, o Fr. Vítor e – em funções de apoio aos Corais - o Fr. António. À Homilia falou, em tom coloquial, de Maria - Mulher; Maria - Mãe e Maria Mãe dos Homens. A Igreja estavam repleta de fieis devotos de Nossa Senhora.

 

No momento próprio, foi distribuída uma pequena mas significativa lembrança a todas as mães presentes na celebração. Como dizia o presidente da Comissão de Festas, muitas senhoras nunca faltam a esta Eucaristia porque gostam de ser "agraciadas" neste gesto de homenagem.

 

No final da Eucaristia, as senhoras dos Grupos Corais, mostraram a sua "fortaleza"  e - suportando o peso do andor  - levaram Nossa Senhora Mãe dos Homens de regresso à sua Capelinha, junto da casa Solar. Uma oração mariana serviu para preparar a bênção final com a qual se concluíram as Festas deste ano.

 

Grupo Coral constituído por membros de todos os Grupos da Comunidade, com regência do “Zé” Melo e do Filipe

 

 Nesta festa devemos destacar o grande Grupo Coral constituído por membros de todos os Grupos da Comunidade, com regência do “Zé” Melo e do Filipe; a presença de uma equipa de filmagens e recolha de imagens para incluir num "Clip especial" a ser editado pela Junta da Freguesia de São Cosme; os tapetes lindíssimos à frente da Igreja e da Capelinha - obra dos nossos Grupos liderados - neste caso pelo Psallite; o empenhamento de muitas pessoas da Comunidade na oferta de pétalas para os tapetes; o trabalho fantástico da Comissão de Festas que não deixou os seus créditos por mãos alheias.

 

Parabéns á Comunidade que, mais uma vez, manifestou todo o seu dinamismo e alegria na organização da Festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens.

 

 

 

Frei António Pojeira

 

 
Página Principal | Capuchinhos em Portugal | Contactos | Ficha Técnica | Sugestões

© 2008 Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Portugal)