PAZ e BEM! Bem-vindo à Página dos Frades Missionários Capuchinhos

Página Principal


São Francisco Assis


Espírito de Assis


Porciúncula


Ordem Capuchinhos


Missão em Timor


Onde Vivemos


Espaço Jovem


Música


Apontadores


 
Actualidade

Franciscanos Capuchinhos em Portugal

 

 

"Tu es Sacerdos in aeternum"

Frei Américo Costa celebra Bodas de Prata sacerdotais
 


A fraternidade de Lisboa celebrou as bodas de prata sacerdotais de Frei Américo dos Santos Costa, no dia 05 de Junho, com uma solenFrei Américo Costae eucaristia presidida por D. Francisco da Mata Mourisca e concelebrada pelo próprio e pelos demais irmãos da fraternidade, juntamente com um considerável número de fiéis e amigos, entre os quais se encontravam os membros do conselho pastoral paroquial. No convívio fraterno fizeram-se presentes também o Ministro Provincial, frei António Martins, e alguns irmãos da fraternidade de Fátima.

Nascido na freguesia de Vilar do Monte, conselho de Barcelos, em 11 de Novembro de 1953, no seio de uma família de 11 irmãos, ingressou no Seminário Menor dos Franciscanos Capuchinhos, em Gondomar, após ter completado o ensino básico, ou seja, a quarta classe. Estudou os cinco anos seguintes no Externato Paulo VI, que a Ordem recentemente estabelecera nessa localidade. Depois, ingressou no Centro de Estudos de Fátima para frequentar os 6º e 7º anos. Nesse período fez o Postulantado. Foi um aluno aplicado e dedicado, salientando-se pela alegria e camaradagem para com todos os seus colegas e uma certa propensão para a disciplina musical.
 

Sendo sua magna intenção fazer-se irmão Capuchinho e ministro do Senhor, completado o 7º ano, pediu para ser admitido ao Noviciado. Assim, a 8 de Setembro de 1972 tomava o hábito no Convento de Santo António, Barcelos, onde emitiu os votos temporários um ano depois, para grande alegria da família, especialmente da sua mãe. Seguiu, então, para o convento do Porto, para iniciar os estudos eclesiásticos no Instituto Superior de Ciências Humanas e Teológicas, frequentando, ao mesmo tempo, o Conservatório de Música do Porto, onde concluiu o 4º Ano do Curso Geral. Em 1978 terminou a Teologia e foi fazer o estágio pastoral na Paróquia da Baixa da Banheira, onde foi ordenado Diácono, em 1979. Nesse mesmo ano foi transferido para Gondomar, onde colaborou na formação dos seminaristas, tendo sido professor de música deste que escreve, durante dois anos. Nessa cidade, foi ordenado sacerdote, a 5 de Junho de 1983, pelas mãos de D. Manuel Nunes Gabriel, bispo emérito de Luanda.

 

Da esquerda para a direita: frei Acílio Mendes, frei Manuel Rito, frei Américo Costa, Dom Francisco da Mata Mourisca, Frei José Lopes e frei Fernando de Negreiros


Frei Américo foi guardião do convento de Barcelos, de 1987 a 1990, ano em que se transferiu para Lisboa, como secretário provincial, serviço que ocupa desde então, com o interregno de apenas um ano, em 1999-2000, quando foi para Fátima como Chefe de Redacção da Revista Bíblica. Desde 2002 exerce o serviço de Conselheiro Provincial e desde 2005 tem também a seu cargo a economia provincial.

 

Clique para ouvir Elegit Eum

 

 

 

Frei Acácio Sanches

 

11.06.2008

 

 
Página Principal | Capuchinhos em Portugal | Contactos | Ficha Técnica | Sugestões

© 2008 Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Portugal)