PAZ e BEM! Bem-vindo à Página dos Frades Missionários Capuchinhos

Página Principal


São Francisco Assis


Espírito de Assis


Porciúncula


Ordem Capuchinhos


Missão em Timor


Onde Vivemos


Espaço Jovem


Música


Apontadores


 
Actualidade

Movimento Nacional de Dinamização Bíblica

 

 

XXIX Encontro Nacional de Grupos Bíblicos



Nos dias 28 e 29 de Junho realizou-se em Fátima, no Centro Pastoral Paulo VI, o XXIX Encontro Nacional dos Grupos Bíblicos.

Neste Encontro encerrou-se o Ano Bíblico sobre «o Santuário, espaço de Evangelização» e, em conjunto com toda a Igreja, deu-se início ao Ano Paulino, que também será o tema da próxima Semana Bíblica Nacional, a realizar, em Fátima, na última semana de Agosto, com o tema «São Paulo, Apóstolo da Palavra» (ver programa).

Depois da reunião com os responsáveis pelas encenações e do acolhimento aos diversos grupos, deu-se início ao Encontro, pelas 15 horas do dia 28.

Encenação Bíblica

A apresentação dos Grupos esteve a cargo da Luísa, do Secretariado de Coimbra, e do frei Luís Gonçalves. A parte musical foi da responsabilidade do frei Acílio. Pelo palco foram passando os diversos Grupos, proporcionando e envolvendo os cerca de dois mil participantes numa verdadeira Festa da Palavra de Deus. Todos os Grupos deram o seu melhor, mas podemos destacar um em cada faixa etária: os adultos da Baixa da Banheira, encenando a expulsão dos vendilhões do Templo; o JOBIFRAN (Jovens Bíblicos e Franciscanos) num desafio de ecumenismo centrado em JESUS; e os adolescentes da Portela (Tentúgal) com «Maria, Templo da Palavra». A beleza é um excelente caminho para o encontro com o Deus da Bíblia, que é o Deus do Bem, da Beleza e da Verdade.

Às 21 horas do dia 28 realizou-se uma Vigília de Oração, que teve como ponto de referência a oração de algumas das grandes figuras bíblicas do Antigo Testamento, em ordem a fomentar a oração bíblica nas famílias de hoje.

A Eucaristia de encerramento, ao fim da manhã do Domingo, dia 29, Solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo, foi presidida pelo frei António Martins, Provincial dos Franciscanos Capuchinhos. Na homilia salientou a importância da Palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja e apontou o exemplo de S. Paulo, o maior «apóstolo da Palavra» de todos os tempos.

Vista geral da assembleia

No final, o frei Manuel Arantes, responsável pelo Secretariado Nacional, agradeceu a participação dos Grupos, dos Secretariados e de todos os que trabalharam para que este Encontro fosse a grande Festa da Palavra de Deus.

Está de parabéns o Secretariado Nacional de Dinamização Bíblica e, sobretudo, o seu primeiro responsável, frei Manuel Arantes, que deu o seu melhor para que tudo corresse bem!

Foi ainda feito um apelo para que, ao longo deste Ano de S. Paulo, se forme em cada paróquia um Grupo Bíblico, a fim de que a Palavra de Deus lance raízes em todas as Comunidades, de modo a serem comunidades evangelizadas e evangelizadoras, apaixonadas de Cristo, Palavra do Pai, e missionárias da Boa Nova do Reino. Com a solicitude eclesial de Paulo de Tarso, o ardor evangélico de Francisco de Assis, e o zelo profético de frei Inácio de Vegas.

 

 

Frei Luís Gonçalves

 

30.06.2008

 

 
Página Principal | Capuchinhos em Portugal | Contactos | Ficha Técnica | Sugestões

© 2008 Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Portugal)