PAZ e BEM! Bem-vindo à Página dos Frades Missionários Capuchinhos

Página Principal


São Francisco Assis


Espírito de Assis


Porciúncula


Ordem Capuchinhos


Missão em Timor


Onde Vivemos


Espaço Jovem


Música


Apontadores


 
Actualidade

Movimento Nacional de Dinamização Bíblica

 

 

XXXI Semana Bíblica Nacional

 

“S. PAULO, APÓSTOLO DA PALAVRA”

 

De 24 a 29 de Agosto, decorreu no Seminário do Verbo Divino, Fátima, a 31ª Semana Bíblica Nacional sobre o tema: Paulo, Apóstolo da Palavra. A Semana abriu no dia 24 de Agosto às 21:00 horas com a saudação do frei António Martins, Ministro Provincial dos Franciscanos Capuchinhos e a apresentação do DVD, “Eu, Paulo” por frei Lopes Morgado.

 

Frei António Martins, Ministro Provincial dos Capuchinhos

 

No dia 25 foram oradores frei Herculano Alves com o tema: “Paulo, de fariseu a Apóstolo”, da parte da manhã; e da parte da tarde, o Dr. João Alberto Sousa Correia, da diocese de Braga, com o tema: “Para entender Paulo”.

 

No dia 26, da parte da manhã, o doutor José Carlos Carvalho, do Porto, falou sobre “O Cristo de Paulo”; e da parte da tarde, o Pe. Mário Tavares de Oliveira, reitor do Santuário de Vila Viçosa, versou sobre o tema: “Cristo, Nova Lei”.

 

No dia 27, da parte da manhã, tivemos a presença da doutora Luísa Maria Varela Almendra, religiosa do Sagrado Coração de Maria que nos falou da “Vida cristã e espiritualidade em S. Paulo”; e da parte da tarde, foi a vez do frei Fernando Gustavo Ventura nos falar dos “problemas sociais nas Cartas de Paulo”.

 

No dia 28, houve apenas um tema, da parte da manhã, “A eclesiologia de S. Paulo” por frei Bento Domingues, da Ordem dos pregadores.

 

A Semana encerrou no dia 29, de manhã, com a conferência magistral do D. António Couto, bispo auxiliar de Braga, sobre “Cristo não me enviou a baptizar, mas a pregar o Evangelho” (1 Cor 1,17), seguida da Eucaristia solene, presidida pelo mesmo D. António Couto.

 

Participaram nesta Semana Bíblica Nacional mais de 350 pessoas. Os conferencistas estiveram muito bem. Ajudaram os participantes a compreender melhor a figura de Paulo, a sua importância para a Igreja primitiva, os problemas que teve com os seus irmãos de raça, os Judeus, e com os cristãos das suas comunidades, a sua teologia e eclesiologia e como viver e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, hoje.

 

Foram mais de 350 os participantes nesta Semana Bíblica

 

Os participantes gostaram e manifestaram, no convívio da noite de quinta-feira, a sua alegria por ter participado nesta Semana Bíblica Nacional. Os organizadores, Padres Capuchinhos também deram Graças a Deus, por mais esta Semana Bíblica, pela adesão, cada vez maior, dos cristãos a estas semanas e pela forma bela e alegre como decorreu.

 

 

Frei Manuel Arantes

 

11.09.2008

 

 
Página Principal | Capuchinhos em Portugal | Contactos | Ficha Técnica | Sugestões

© 2008 Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Portugal)