PAZ e BEM! Bem-vindo à Página dos Frades Missionários Capuchinhos

Página Principal


São Francisco Assis


Espírito de Assis


Porciúncula


Ordem Capuchinhos


Missão em Timor


Onde Vivemos


Espaço Jovem


Música


Apontadores


 
Actualidade

Movimento Nacional de Dinamização Bíblica

 

 

XXI Semana Bíblica da Madeira

 

No Funchal (já lá vão 21 anos) Setembro interpela-nos a caminhar até ao Convento de Santa Clara para a Semana Bíblica Diocesana da Madeira. Este ano, do dia 08 ao 13 de Setembro.

 

O Sr. D. António Carrilho, bispo do Funchal, o frei Acílio Mendes, dos Franciscanos Capuchinhos, a Irmã Miriam Rotta, Superiora Provincial das Irmãs Paulinas, o Pe. Dr. Toni Vítor de Sousa, do Seminário do Funchal, e o Bispo emérito D. Teodoro de Faria conduziram-nos à descoberta de «São Paulo, Apóstolo da Palavra». Com profundidade, sabedoria e criatividade.

 

Incisivo era o roteiro: Eu Paulo / DVD (segunda-feira); Paulo, quem és tu? (terça-feira); Vida cristã e espiritualidade em São Paulo (quarta-feira); Cristo, segundo São Paulo (quinta-feira); a Eclesiologia de São Paulo (sexta-feira).

 

Para além das esclarecedoras Conferências, os momentos de Oração e Celebração despertaram os cerca de 300 participantes para a génese, empenhamento, testemunho e actualidade da vivência das primeiras Comunidades paulinas na construção de uma Sociedade mais fraterna, livre e solidária, iluminada pela fé e paixão de Paulo por Cristo e por todas as pessoas.

 

Alguns dos cerca de 300 partipantes na Semana Bíblica da Madeira. Foto de Gerardo Freitas.

 

Em boa hora, o Secretariado Bíblico, liderado pela Irmã Delina, procurou este ano um horário diferente para a conclusão da Semana. Deixou-se o sábado mais livre, programando a Celebração final da Eucaristia da XXI Semana Bíblica para o fim do dia (das 19h30 às 22h00). Na atmosfera acolhedora e exuberante da Igreja de Santa Clara, o frei Acílio brindou-nos com uma primorosa Liturgia da Palavra, contextualizando, partilhando e fazendo-nos experienciar, para além da escuta e da beleza de alguns cânticos do novo CD «Paulo de Cristo», a motivação e o entusiasmo que estiveram na origem destes 16 cânticos, com letra do próprio São Paulo.

 

E… como era dia 13 [aniversário do frei Acílio], a festa continuou nos Claustros do Convento de Santa Clara, à volta de um gigantesco bolo, em Comunidade que, ao estilo das primeiras Comunidades paulinas, desencadeava a partilha da Palavra, do Pão, das Alegrias e da Missão em anunciar, com urgência e desassombro, Jesus Cristo, como o Senhor das nossas vidas e garantia da nossa Esperança.

 

O frei Acílio celebrou o seu aniversário no dia 13 e teve direito a um convívio fraterno com os participantes nesta Semana Bíblica. Foto de Gerardo Freitas.

 

A Semana Bíblica Diocesana da Madeira é uma iniciativa do Secretariado Bíblico da Madeira, em coordenação com o Movimento de Dinamização Bíblica dos Franciscanos Capuchinhos. Este ano, com a prestimosa colaboração do Sr. António Santos, de Coimbra.

 

No coração de todos os participantes, a vontade de fazer deste Ano Paulino uma oportunidade para um encontro pessoal, familiar, comunitário e eclesial com a riqueza das Cartas do Apóstolo Paulo. Para além das múltiplas propostas e iniciativas, vindas dos mais variados quadrantes, fica o desafio de nos sentirmos hoje destinatários privilegiados destas Cartas. Como Paulo, deixar-se agarrar por Cristo e partir ao encontro dos irmãos.

 

Saulo de Tarso ou Paulo do Mundo inteiro é um homem de convicções profundas. Ao longo desta Semana Bíblica, todos pudemos saborear e interiorizar algumas dessas convicções que dão sentido à vida e ao compromisso evangelizador: «Jesus Cristo amou-me e entregou-Se por mim» (Gl 2,20), «Quem poderá separar-nos do Amor de Cristo?» (Rm 8,35); «Ai de mim, se não anunciar o Evangelho do Senhor!» (1 Cor 9,16).

 

No próximo dia 25 de Janeiro estamos todos convidados para celebrar, em cada Arciprestado, a festa da «Conversão» de São Paulo. Depois, no dia 28 de Junho, todos os caminhos da Madeira nos levarão à Igreja de São Paulo, na Ribeira Brava, para a celebração diocesana do Jubileu dos dois mil anos do nascimento de São Paulo, o primeiro escritor do Novo Testamento e o maior Apóstolo de todos os tempos.

 

 

Maria José Camacho

 

21.09.2008

 

 
Página Principal | Capuchinhos em Portugal | Contactos | Ficha Técnica | Sugestões

© 2008 Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Portugal)