PAZ e BEM! Bem-vindo à Página dos Frades Missionários Capuchinhos

Página Principal


São Francisco Assis


Espírito de Assis


Porciúncula


Ordem Capuchinhos


Missão em Timor


Onde Vivemos


Espaço Jovem


Música


Apontadores


 
Actualidade

Fraternidade de Lisboa

 

 

Frei João Santos Costa - Novo Pároco em Lisboa

 

No passado dia 27 de Setembro de 2008, o Fr. João Santos Costa tomou posse da Paróquia da Sagrada Família de Calhariz de Benfica, que nos está confiada.

 

Apesar de ter sido anunciada a toFrei João Santos Costa toma posse como Pároco da Paróquia da Sagrada Família de Calhariz de Benficamada de posse do novo Pároco com apenas oito dias de antecedência, os paroquianos – em grande número - estavam reunidos na Igreja para testemunharem o acto solene e participarem na Eucaristia da Tomada de posse do Fr. João como seu responsável pastoral.

 

A Eucaristia começou já depois das 19,30 e foi presidida pelo Sr. Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes. Na altura própria foi lida, pelo Ministro Provincial a Carta de Nomeação e o novo Pároco fez a sua Profissão de Fé.

 

Feita a promessa de fidelidade e obediência ao Bispo naquilo que é próprio da missão que lhe foi confiada, o Fr. João foi incensar a Pia Baptismal e o Sacrário, sinas da sua missão de “santificar, ensinar e governar”.

 

No final da Eucaristia, o novo Pároco dirigiu ao seu povo a seguinte mensagem:

 

 

 

Agradecimentos e Saudação

 

“Em primeiro lugar quero agradecer a Deus ter-me conservado a vida e a vocação consagrada até este dia.

Em segundo, quero agradecer ao senhor D. Joaquim e aos estimados irmãos no sacerdócio, o incómodo de se deslocarem até aqui para esta tomada de posse. Agradeço também aos meus irmãos capuchinhos todo o apoio que me têm dado.

E agradeço a todos vós a quem saúdo fraternalmente ao iniciar as minhas funções de pároco. Não pretendo ser o dono da Paróquia mas apenas um servidor de todos os que comigo e com os meus irmãos capuchinhos querem caminhar, humana e espiritualmente. Somos uma Comunidade Religiosa ao vosso serviço e dentro das nossas competências e capacidades daremos o nosso melhor.

 

Desejo que os espaços da Paróquia tanto na sede como no Centro Social Paroquial, sejam lugares de acolhimento onde todos se possam sentir bem.

 

Neste ano em que a Igreja começou a celebrar os dois mil anos da martírio de São Paulo e na Família Franciscana os 800 anos da aprovação da Regra de S. Francisco, pretendemos oferecer-vos algumas iniciativas, ainda em programação, para além de todos os serviços paroquiais.

 

Às crianças e adolescentes, digo que vos esperamos para uma catequese rica em conteúdos e iniciativas jubilosas.

 

Aos jovens e Escuteiros digo: coragem, não tenham medo de Cristo; estamos a pensar em vós para um projecto ambicioso.

 

Aos adultos digo que ainda é tempo de aprendizagem, mas sobretudo de diálogo nas questões de fé; esperamos por vós nas várias actividades programadas ou a programar na paróquia.

 

Aos de mais idade e doentes digo que não sereis esquecidos; a vossa vida é muito preciosa aos nossos olhos e aos olhos de Deus.

 

A todos vós amados de Deus, a graça e paz estejam convosco.

 

Lisboa, 27 de Setembro de 2008  

 

Frei João Santos Costa

 

 

 

 

frei António Pojeira

 

30.09.2008

 

 
Página Principal | Capuchinhos em Portugal | Contactos | Ficha Técnica | Sugestões

© 2008 Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Portugal)