PAZ e BEM! Bem-vindo à Página dos Frades Missionários Capuchinhos

Página Principal


São Francisco Assis


Espírito de Assis


Porciúncula


Ordem Capuchinhos


Missão em Timor


Onde Vivemos


Espaço Jovem


Música


Apontadores


 
Actualidade

Movimento Nacional de Dinamização Bíblica

 

 

XVIII Semana Bíblica de Barcelos

 

Na última semana do passado mês de Janeiro realizou-se no Salão das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria, em Arcozelo, a XVIII Semana Bíblica de Barcelos.

 

O tema foi, como não podia deixar de ser, «S. PAULO, APÓSTOLO DA PALAVRA!»

 

Vista geral dos participantes

 

No dia 26 de Janeiro, segunda–feira, o Frei Herculano Alves desenvolveu o tema, «Paulo, de Fariseu a Apóstolo»; no dia 27 foi a vez do Padre João Alberto Sousa Correia, sacerdote da Arquidiocese de Braga, desenvolver a temática «Para entender Paulo». Por sua vez, o Dr. José Carlos Carvalho da Universidade Católica, centro do Porto, ajudou no dia 28, a assembleia a reflectir sobre «Jesus Cristo, segundo S. Paulo». Um outro tema cheio de actualidade também desenvolvido foi o dos «Problemas Sociais nas Cartas de S. Paulo». Este tema foi tratado, no dia 29, pelo Frei Lopes Morgado, chefe de redacção da Revista Bíblica. No dia 30 de Janeiro foi de novo dada a palavra ao Frei Herculano Alves que falou sobre «As Comunidades fundadas por S. Paulo».

 

A Semana terminou no dia 31 de Janeiro com uma Eucaristia solene presidida por D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, que chamou mais uma vez a atenção para a importância da Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja.

 

Celebração da Eucaristia, presidida por Dom Jorge Ortiga

 

Participaram nesta Semana Bíblica cerca de 500 pessoas provenientes de vários arciprestados das dioceses de Braga e de Viana do Castelo. Em cada dia houve uma breve encenação que muito ajudou a interiorizar a temática desenvolvida. De salientar que estas encenações foram realizadas sobretudo por jovens.

 

Está de parabéns o Secretariado Bíblico de Braga-Viana, que este ano comemora vinte anos de existência, por mais esta bela iniciativa.

 

 

 

Frei Luís Gonçalves

 

03.02.2009

 

 
Página Principal | Capuchinhos em Portugal | Contactos | Ficha Técnica | Sugestões

© 2008 Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Portugal)