PAZ e BEM! Bem-vindo à Página dos Frades Missionários Capuchinhos

Página Principal


São Francisco Assis


Espírito de Assis


Porciúncula


Ordem Capuchinhos


Missão em Timor


Onde Vivemos


Espaço Jovem


Música


Apontadores


 
XV Capítulo Provincial

Diário do Capítulo

 

 

COMEÇA O ESTUDO DOS TEMAS
 

Da parte da tarde, os Capitulares começaram a estudar os temas de fundo propostos para este XV Capítulo Provincial. Havia dois grupos de proposições: um, elaborado por uma Comissão pré-Capitular, constituída por quatro Irmãos, feito a partir do documento final do II Capítulo Extraordinário, realizado em 2007, e tendo em conta o resultado de uma consulta feita previamente a todos os Irmãos; outro, proposto pelo Ministro e os Definidores Provinciais.

 

O Capítulo começou por votar se aceitava este documento Frei João Guedes apresentando as propostasde trabalho. Uma vez aceite pela quase totalidade dos Irmãos, o frei João José Guedes, da Comissão pré-Capitular, e o frei Acílio Mendes, como Provincial, apresentaram os respectivos documentos. O frei Guedes (na foto), salientou que a revisão de vida proposta no documento da Comissão pré-Capitular, «coloca os Irmãos diante de três grandes interrogações: Estamos hoje onde devíamos estar? Somos hoje, como Capuchinhos, aquilo que devíamos ser? As nossas actividades actuais são aquelas de que a Igreja e o mundo precisam?»

 

Em seguida, os Irmãos tiveram um tempo de leitura e reflexão individual do texto, juntando-se, depois, em quatro grupos, correspondentes a duas Fraternidades cada um, para estudar as várias propostas, com esta finalidade: indicar aquilo que aceitavam, rejeitavam ou modificavam nelas. Após dois tempos de trabalho em grupo, o Secretário de cada um apresentou na Secretaria do Capítulo as conclusões do seu grupo, a fim de serem copiadas e entregues posteriormente a cada Capitular para discussão em plenário.

 

Seguiu-se a Eucaristia, presidida pelo Ministro Vice-Provincial de Angola, frei Graziano De Angeli, ladeado pelo frei Lourenço Torres Lima e o frei Manuel Gameiro, dois antigos missionários da nossa Província com larga permanência em Angola.

 

 
Página Principal | Capuchinhos em Portugal | Contactos | Ficha Técnica | Sugestões

© 2008 Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Portugal)