PAZ e BEM! Bem-vindo à Página dos Frades Missionários Capuchinhos

Página Principal


São Francisco Assis


Espírito de Assis


Porciúncula


Ordem Capuchinhos


Missão em Timor


Onde Vivemos


Espaço Jovem


Música


Apontadores


 
XV Capítulo Provincial

Diário do Capítulo

 

 

ELEITO UM NOVO GOVERNO
 

No início da manhã, a Eucaristia e a Hora Litúrgica de LAUDES foram presididas pelo Ministro Provincial cessantGoverno cessantee, frei Acílio Mendes, e os quatro Definidores que o acompanharam ao longo do triénio: frei António Martins (Vigário Provincial), frei Américo dos Santos Costa, frei Acácio José Afonso Sanches e frei José Carlos Lima Rosa (a foto mostra-nos o momento em que iniciou o mandato em 2005).

 

Entre nós, celebrávamos a memória do Beato Jeremias de Valáquia, e o frei Acílio aproveitou para destacar o espírito de serviço em que este "Irmão feliz" se distinguiu.

 

A seguir à muito breve homilia, no momento da Oração dos Fiéis, cada um dos Definidores rezou uma oração pessoal com base nos Dons do Espírito Santo sorteados entre eles: Ciência, frei Martins; Fortaleza, frei Américo; Piedade, frei Acácio; Sabedoria, frei José Carlos. O frei Acílio concluiu com o Dom do Entendimento (ver texto).

 

Já na Sala Capitular, o Presidente do Capítulo, frei José Gislon, dirigiu-se aos Irmãos acerca do acto importante que teria lugar esta manhã. Após a Ladainha do Espírito Santo, cantada por todos, seguiu-se a eleição do novo Ministro Provincial e dos quatro Definidores (ou Conselheiros) que o hão-de acompanhar no Governo da nossa Província no triénio 2008-2011. Dentro os quatro Definidores foi, depois, escolhido um para Vigário Provincial, ou seja, aquele que mais de perto coadjuva o Ministro e o substitui nas ausências ou impossibilidades. Os eleitos foram estes:

Frei António da Silva Martins,

Ministro Provincial (na foto)

Frei João José Costa Guedes da Silva,

Vigário Provincial

Frei Américo dos Santos Costa,

2º Definidor

Frei Manuel Luís de Mesquita Teixeira,

3º Definidor

Frei Acácio José Afonso Sanches,

4º Definidor

 

A primeira parte da tarde foi ainda dedicada à análise e votação do novo Directório Capitular, revisto pelo frei César Pedrosa Pereira Pinto, formado em Direito Civil, e o Ministro Provincial cessante com o seu Definitório.

 

Finalmente, o Capítulo passou à votação das Proposições relativas aos temas de estudo, já reelaboradas pelas achegas da reflexão de grupos.

 

O dia concluiu com a oração da Hora Litúrgica de Vésperas.

 

 
Página Principal | Capuchinhos em Portugal | Contactos | Ficha Técnica | Sugestões

© 2008 Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Portugal)