PAZ e BEM! Bem-vindo à Página dos Frades Missionários Capuchinhos

Página Principal


São Francisco Assis


Espírito de Assis


Porciúncula


Ordem Capuchinhos


Missão em Timor


Onde Vivemos


Espaço Jovem


Música


Apontadores


 
XV Capítulo Provincial

Capuchinhos 2008-2011

 

 

UM PRESENTE FUTURO… COM PASSADO

 

Os muitos amigos, e os que nos visitaram neste lugar

durante a semana do nosso XV Capítulo Provincial,

certamente esperavam um texto de fecho e síntese.

É o que tentamos fazer aqui.

 

Com o almoço de Sexta-feira, dia 9, encerrou em Fátima o XV Capítulo Provincial dos Capuchinhos, iniciado no dia 4 à noite. Os objectivos institucionais ou jurídicos, que lhe são próprios, foram atingidos com a eleição de um novo Ministro Provincial e de quatro Conselheiros (que na nossa Ordem são chamados “Definidores”) para o triénio de 2008-2011.

 

Os outros objectivos foram estudados em grupo e em plenário, embora alguns continuem a carecer de maior aprofundamento para que as decisões consigam, mesmo, alterar a mentalidade e a prática. De facto, uma Ordem religiosa como a nossa, embora de tradição muito rica em doutrina e em frutos de santidade, precisa de ser permanentemente iluminada pela Bíblia para responder aos questionamentos que lhe são lançados pela vida. Por isso, falámos de uma tomada de consciência da nossa vocação de franciscanos capuchinhos, hoje, como em cada tempo novo, e das formas de apostolado que devemos assumir na Igreja e no Mundo, dentro de uma “fidelidade criativa” ao nosso “carisma” original. De outro modo, quer sejamos sacerdotes diocesanos, religiosos ou leigos, andaremos todos a fazer o mesmo; ou, condicionados pelas estruturas já existentes, muitas delas irremediavelmente caducas, gastaremos na sua preservação energias que poderiam ser investidas em soluções novas e urgentes.

 

A merecer estudo posterior de um grupo de trabalho, ficou a reestruturação do Movimento de Dinamização Bíblica. A isso nos aconselhou, em parte, o próximo Sínodo dos Bispos sobre “A Palavra de Deus na Vida e Missão da Igreja”. Esperamos luzes e orientações concretas que dele nos possam advir, para uma redefinição dos objectivos, estrutura e dinâmica do nosso Movimento, e de novas formas da sua autonomia ou oficialização como «movimento da Igreja, ao serviço da Igreja para fazer crescer a Igreja», como sempre tem sido.

 

Entretanto, o novo Ministro Provincial eleito, frei António Martins, e o seu Conselho, reuniram para traçar as grandes linhas programáticas do triénio 2008-2011. E cada Irmão já recebeu uma “PROPOSTA DE FUTURO” em jeito de circular/inquérito, convidando-o a um «atitude de participação comunitária e de corresponsabilidade Provincial e fraterna», indicando, nomeadamente: cinco Fraternidades locais da sua preferência onde sente que pode desenvolver melhor os seus dons e qualidades «ao serviço do Reino de Deus»; quais os Irmãos que lhe parecem reunir mais qualidades para serem os «guardiães e animadores vocacionais» dessas Fraternidades; quais os mais indicados para servir nas diferentes etapas de Formação: Fraternidade de Acolhimento, Aspirantado/Postulantado e Pós-Noviciado; em que área gostaria mais de aprofundar os seus conhecimentos, no caso de lhe ser concedido um «ano sabático»: Franciscanismo, Bíblia, Teologia Pastoral, Teologia Dogmática, Moral ou Comunicações Sociais.

 

Com base nas respostas a esta sondagem confidencial e não vinculativa, seguir-se-á um encontro pessoal do frei António Martins com cada Irmão, e lá para fins de Julho serão conhecidas as novas “famílias” ou Fraternidades em que os Irmãos viverão e trabalharão no próximo triénio, a partir de meados de Setembro.

 

 
Página Principal | Capuchinhos em Portugal | Contactos | Ficha Técnica | Sugestões

© 2008 Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Portugal)