<%@ Language=VBScript %> Ordem dos Frades Menores Capuchinhos

PAZ e BEM! Bem-vindo à Página dos Frades Missionários Capuchinhos

Página Principal


São Francisco Assis


Espírito de Assis


Porciúncula


Ordem Capuchinhos


Missão em Timor


Onde Vivemos


Espaço Jovem


Música


Apontadores


 
A Paz na Bíblia

A Paz Messiânica

«Sobre ele repousará o espírito do Senhor: espírito de sabedoria e de entendimento, espírito de conselho e de fortaleza, espírito de ciência e de temor do Senhor. Não julgará pelas aparências nem proferirá sentenças somente pelo que ouvir dizer; mas julgará os pobres com justiça, e com equidade os humildes da terra; ferirá os tiranos com os decretos da sua boca, e os maus com o sopro dos seus lábios. A justiça será o cinto dos seus rins, e a lealdade circundará os seus flancos.

Então o lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo deitar-se-á ao lado do cabrito; o novilho e o leão comerão juntos, e um menino os conduzirá. A vaca pastará com com o urso, e as suas crias repousarão juntas; o leão comerá palha como o boi. A criancinha brincará na toca da víbora e o menino desmamado meterá a mão na toca da serpente. Não haverá dano nem destruição em todo o meu santo monte, porque a terra está cheia do conhecimento do Senhor, tal como as águas que cobrem a vastidão do mar.

Naquele dia, a raiz de Jessé, estandarte dos povos, será procurada pelas nações e será gloriosa a sua morada. Naquele dia, o Senhor levantará de novo a sua mão para resgatar o resto do seu povo.»

Is 11, 1-11a (Tradução da Difusora Bíblica)

Breve comentário:

Os profetas sempre anunciam a paz para os tempos messiânicos. Isaías, o profeta do Messias e o poeta da paz,  anuncia que o verdadeiro Messias terá sobre si o "espírito do Senhor",  "não julgará segundo as aparências" e "a justiça será o cinto dos seus rins"  será construtor  de um sonho de paz em que todos, pessoas e animais, conviverão sem receios.

Jesus, o  verdadeiro Messias, cumpre as escrituras. O Espírito do Senhor está sobre Ele (Lc 4, 16-21 ), não julga pelas aparências, propõe uma nova forma de viver e ensina como se constrói uma nova humanidade.

Não será este o espírito de Assis? Deixar-nos guiar pelo Espírito do Senhor, não julgar pelas aparências e construir a paz,  valorizando mais o que nos une do que aquilo que nos separa?

Luísa Maria Abreu

Secretariado Bíblico de Coimbra

 

 
Página Principal | Capuchinhos em Portugal | Contactos | Ficha Técnica | Sugestões

© 2005 Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Portugal)