PAZ e BEM! Bem-vindo à Página dos Frades Missionários Capuchinhos

Página Principal


São Francisco Assis


Espírito de Assis


Bíblia Sagrada


Porciúncula


Ordem Capuchinhos


Missão em Timor


Onde Vivemos


Espaço Jovem


Música


Apontadores


Livro de Visitas


 
Música

Introdução

São muitos os Capuchinhos que, um pouco por todo o mundo, ajudam os Cristãos a rezar, cantando. Nesta página, queremos dar a conhecer o trabalho de alguns desses irmãos. Poderá guardar no seu computador um ficheiro .zip com a letra, a pauta e acordes de viola, o ficheiro .mid ou .wav e o ficheiro .mus que pode editar, por exemplo, com o programa "Finale". Se pretende fazer alguma sugestão, por favor escreva-nos para: correio@capuchinhos.org

Acordes de Viola

Estes são os acordes base, isto é, partir dos quais podes fazer todos os outros. Basta que saibas as notas da escala (do-re-mi-fa-sol-la-si-do) e os tons que existem entre elas (meio tom entre mi-fa e si-do, um tom entre as outras), e que saibas também que cada divisão no braço da viola vale meio tom. Depois é só arrastar estas posições ao longo do braço da viola, pisando todas as cordas com o dedo indicador e fazendo o acorde com os outros dedos.

Salmos Responsoriais

:: Salmos Responsoriais

:: ANO B (todos os salmos do Ano B c/ voz)

 

:: Lista por ordem alfabética (diversos)

Cânticos diversos, Eucaristia

:: Cânticos (por tema)

:: Eucaristia

Cd de música "Natal é nossa missão"

Faça o download do Cd de música "Natal é nossa Missão"

 
 

Diz-se na Instrução Geral sobre a Liturgia das Horas: «o canto não se pode considerar mero adorno, extrínseco à oração. Antes, irrompe das profundezas da alma de quem reza e louva o Senhor, ao mesmo tempo que manifesta, numa forma plena e perfeita, o carácter comunitário do culto».

É próprio do Povo de Deus celebrar a sua caminhada, recorrendo ao canto, já que este exprime a alegria de ser cristão.

Ao longo do Ano Litúrgico são diversos os cânticos entoados nas nossas Igrejas e Comunidades: cânticos de louvor, de súplica, de intercessão. Também os cânticos Marianos, Franciscanos, Bíblicos e de Meditação podem ser um precioso auxílio para a nossa Oração.

Em Novembro de 2003, referindo-se à Música Sacra, João Paulo II afirma: "hoje não faltam compositores capazes de oferecer, neste espírito, a sua contribuição indispensável e a sua colaboração competente para incrementar o património da música, ao serviço da Liturgia cada vez mais intensamente vivida. Dirijo-lhes a expressão da minha confiança, unida à exortação mais cordial, para que se empenhem com esmero em vista de aumentar o repertório de composições que sejam dignas da excelência dos mistérios celebrados e, ao mesmo tempo, aptas para a sensibilidade hodierna" ( João Paulo II)

O canto popular, de facto, constitui um "vínculo de unidade, uma expressão alegre da comunidade orante, promove a proclamação de uma única fé e dá às grandes assembleias litúrgicas uma incomparável e recolhida solenidade (João Paulo II)

 
 
Página Principal | Capuchinhos em Portugal | Contactos | Ficha Técnica | Sugestões

© 2008 Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Portugal)