PAZ e BEM! Bem-vindo à Página dos Frades Missionários Capuchinhos

Página Principal


São Francisco Assis


Espírito de Assis


Porciúncula


Ordem Capuchinhos


Missão em Timor


Onde Vivemos


Espaço Jovem


Música


Apontadores


 
Histórias e Floreados de um Missionário

Galinhas com focagem demasiado lenta...

 

 

Galinhas com focagem demasiado lenta…

 

Conduzir nas estradas de Timor é um autêntico jogo de pista da Playstation. A diferença, ea vítima for uma galinha, há ainda que contabilizar os ovos que iria pôr durante a sua vida não é pouca, é que se joga com a realidade, que tem nome: crianças, jovens e adultos que têm o infeliz hábito de se sentarem na estrada, e animais, como patos, galinhas, porcos, cabras, ovelhas e cães e, às vezes, búfalos e cavalos que vagueiam pelas estradas. Até já vi uma família inteira de veados e outra de macacos.

 

Ali, os animais andam sempre à solta e, em caso de atropelamento, geralmente, o motorista é sempre considerado o culpado e o desfecho é o pagamento de pelo menos duas vezes mais o valor real do animal acidentado. Isso com sorte, porque, muitas vezes, o desgraçado do motorista tem que pagar também a “descendência” do dito cujo, no caso de ser fêmea. Se a vítima for uma galinha, há ainda que contabilizar os ovos que iria pôr durante a sua vida.

 

A somar a esse extenso rol de animais que constituem um perigo para quem circula nas estradas timorenses, há outros: pedrinhas, pedras e pedregulhos, desabamentos de terras, lamas e lameiros, plantas e árvores; buraquinhos, buracos, buracões e crateras.

 

De toda a bicharada que me aparece, há uma espécie que me deixa particularmente nervoso, são as galinhas. O nosso Criador dotou-as com umas lentes formidáveis para detectar o alimento microscópico entre as ervas e a terra húmida, mas quando se trata de focar à distância, são umas autênticas desastradas. Andam em ziguezague e, muitas vezes, saem do meio das ervas e atravessam a estrada mesmo à frente do jipe tornando o embate inevitável.

 

 

 

Frei José Luís Caetano

 

 
Página Principal | Capuchinhos em Portugal | Contactos | Ficha Técnica | Sugestões

© 2007 Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Portugal)