<%@ Language=VBScript %> Ordem dos Frades Menores Capuchinhos

PAZ e BEM! Bem-vindo à Página dos Frades Missionários Capuchinhos

Página Principal


São Francisco Assis


Espírito de Assis


Porciúncula


Ordem Capuchinhos


Missão em Timor


Onde Vivemos


Espaço Jovem


Música


Apontadores


 
Notícias da Missão

Bem-vindos a Timor-Leste

 

 

Bem-vindos a Timor-Leste

 

 

Diz a lenda

e eu acredito!

O sol na pontinha do mar

abriu os olhos

e espraiou os seus raios

e traçou uma rota.

 

 

Era também a rota de Frei Pedro Chegada dos dois Irmãos Capuchinhos do Brasil a DíliCasimiro e Frei Mário da Fonseca que os olhos de Xanana Gusmão viam no escuro da cadeia indonésia de Cipinang.

 

Os dois irmãos brasileiros chegaram esta manhã (03 de Março) a Dili, vindos do outro lado do hemisfério, com 12 círculos meridianos de diferença horária, e juntaram-se, em Timor-Leste, aos três capuchinhos de Portugal.

 

É a concretização de um projecto iniciado há mais de um ano através dos provinciais de Baia-Sergipe e de Portugal. Este sonho começou no Capítulo Provincial de 2002 e começou a realizar-se com a vinda dos primeiros missionários, freis Fernando Alberto, José Luís e Hermano Filipe, continuando com a chegada mais tarde de frei Clemente e depois de frei Rito Dias. Completa-se agora esta primeira fase com a chegada dos freis Pedro Casimiro dos Santos e Mário Erky Chagas da Fonseca.

 

Depois de uma cerimónia de despedida, no dia 29 de Janeiro, na igreja de Nossa Senhora da Piedade, em São Salvador da Baia, (Brasil) seguiram para Portugal no dia seguinte. Ali ficaram durante um período prolongado, pois a falta de visto para a Austrália, por lá os reteve a passar um turismo forçado durante quase um mês.

 

Finalmente, no dia 01 de MarçoChegada dos dois Irmãos Capuchinhos do Brasil à casa de Díli, quarta-feira de Cinzas, foram libertados dessa Quaresma antecipada de espera e puderam iniciar o caminho para a terra prometida de Timor-Leste, onde chegaram na manhã a do dia 03.

 

Frei Manuel Rito, frei José Luís e frei Clemente receberam-nos no aeroporto e deram-lhes as boas-vindas, devidamente documentadas com as primeiras fotografias, que aqui apresentamos.

 

Frei Mário estava destinado à fraternidade de Laleia, diocese de Baucau. Para lá seguiu na tarde desse mesmo dia, onde assumiu o serviço de guardião da fraternidade e mestre dos jovens aspirantes.

 

Frei Pedro Casimiro ficou em Dili, com o serviço de mestre dos postulantes.

A partir do dia 07 de Março estão oficialmente constituídas a duas fraternidades de Timor- Leste.

 

v     Casa de São Francisco de Assis

Suku e Paróquia de Motael

Caixa Postal 39

DILI  TIMOR-LESTE

 

v     Paróquia de N. S. do Rosário

Caixa Postal 1026 – Becora

LALEIA TIMOR-LESTE

 

Brasileiros, timorenses e portugueses vão caminhar juntos, construir juntos, prolongar juntos a História e a Igreja de Timor-leste, seguindo a pegada das sandálias de Francisco de Assis.

                                                                                                                Diz a lenda… não,

diz a fé

e eu acredito.

 

Frei Manuel Rito Dias,

Timor-Leste, 08.03.2006

 

 
Página Principal | Capuchinhos em Portugal | Contactos | Ficha Técnica | Sugestões

© 2006 Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Portugal)