<%@ Language=VBScript %> Ordem dos Frades Menores Capuchinhos

PAZ e BEM! Bem-vindo à Página dos Frades Missionários Capuchinhos

Página Principal


São Francisco Assis


Espírito de Assis


Porciúncula


Ordem Capuchinhos


Missão em Timor


Onde Vivemos


Espaço Jovem


Música


Apontadores


 
Notícias da Missão

Festa Paroquial da Bíblia

 

 

Festa Paroquial da Bíblia

 

 

Finalmente está em marcha a Festa Paroquial da Bíblia a realizar no dia 6 de Agosto, na paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Laleia. Será uma manhã voltada para o desporto e a cultura, em torno da Bíblia, movimentando as escolas, e a entrega dos diplomas às crianças da catequese e de prémios aos vencedores dos concursos bíblicos. De tarde haverá a procissão com a Bíblia no andor e a celebração da Eucaristia.

 

Dança típica feita por crianças

 

Ainda relacionado com o Movimento Bíblico em Timor-Leste, no tempo do Advento (2005) e da Quaresma (2006), realizaram-se acções de formação bíblica, com uma participação razoável. Fez-se a lectio divina com o Novo Testamento (Testamento Foun), em tétum, na mão, na várzea (em Laleia) e nos bairros (Kairui e Samalai).

 

No Tempo da Quaresma, em Laleia, realizou-se a via-sacra da várzea, nas várzeas, com textos preparados pela Missionária Leiga, Maria Olímpia, e traduzidos por mim. Os bairros aderiram à ideia de celebrar, na Quaresma, uma missa no próprio bairro.


Em Kairui fez-se a visita pascal e um programa especial para o mês de Maio, com particular destaque para a presença da imagem de Nossa Senhora uma semana em cada bairro, terminando com missa dominical no bairro que a recebeu, e no fim da qual se seguia em procissão para o bairro que a recebe na semana seguinte. Também a lectio divina marcou o mês de Maio em Kairui com a leitura orante das 7 palavras de Nossa Senhora, em cada um dos bairros.


Continua também a visita mensal a Hatukarau e agora vou iniciar a visita aos cristãos de Kairui que vivem na montanha. Dizem que são quatro aldeias.

 

O ano da catequese acaba de encerrar, com as festas da Primeira Comunhão e do Pai-nosso. Samalai não conseguiu aguentar a meia dúzia de crianças do primeiro ano, por isso não teve festa do pai-nosso.


Começa esta semana a preparação para os cerca de 300 jovens inscritos para receber o Sacramento do Crisma a realizar no dia 7 de Outubro. Um encontro por semana, orientado por catequistas leigos, com catequeses traduzidas por mim, e um encontro mensal orientado pelos missionários.

 

E é assim que tem sido o dia a dia da Paróquia de Laleia, atento ao que se passa em Díli, mas ainda longe da agitação da capital.

 

 

Frei Fernando Alberto,

Laleia, 29 de Junho de 2006

 

 
Página Principal | Capuchinhos em Portugal | Contactos | Ficha Técnica | Sugestões

© 2006 Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Portugal)