PAZ e BEM! Bem-vindo à Página dos Frades Missionários Capuchinhos

Página Principal


São Francisco Assis


Espírito de Assis


Porciúncula


Ordem Capuchinhos


Missão em Timor


Onde Vivemos


Espaço Jovem


Música


Apontadores


 
Notícias da Missão

Paróquia de Laleia: primeiro aniversário

 

 

Paróquia de Laleia: primeiro aniversário

 

 

A Paróquia de Nossa Senhora do Rosário foi criada há um ano e

entregue aos cuidados pastorais da Província Portuguesa dos

Capuchinhos, na pessoa de Frei Fernando Alberto Pedrosa.

 

 

A Comunidade paroquial quis assinalar a data condignamente, mobilizando para isso todas as instituições e comunidades locais. Contou com a presença do Senhor Bispo, D. Basílio do Nascimento que presidiu à pública e solene Concelebração Eucarística.

 

Estando de Visita Pastoral aos Capuchinhos presentes em Timor, esteve também presente o Padre Provincial dos Capuchinhos, Frei Acílio Mendes.

 

Frei Acílio Mendes com os Postulantes e os irmãos da Fraternidade de Díli

 

A data foi aproveitada pelo pároco para encaminhar 230 jovens para o Sacramento da Confirmações na paróquia.

 

Esteve ainda em destaque o Baptismo de duas médicas naturais de Cuba, actualmente em serviço de cooperação com o Governo de Timor.

 

 

 

D. BASÍLIO DO NASCIMENTO, depois de ter presidido à Eucaristia solene e ter administrado o Sacramento da Confirmação a centenas de jovens, agradeceu a presença do Padre Provincial assim como a dos Capuchinhos na sua Diocese e o serviço pastoral nesta Paróquia de Laleia.

 

Durante várias semanas, os catequistas foram preparando os jovens em ordem à Confirmação, já que foi a primeira vez que houve Crismas em Laleia.

 

Depois da Missa solene, igual solenidade se seguiu no almoço oferecido pelos cristãos aos muitos convidados.

 

Não só a Comunidade paroquial, mas todos os bairros, entidades públicas e tradicionais estiveram presentes e colaboraram na preparação e celebração deste primeiro aniversário paroquial.

 

 

Acontecimento com especial significado teve, neste dia, durante a Eucarística, o BAPTISMO DE DUAS MEDICAS CUBANAS, depois de terem sido preparadas pelas Irmãs Concepcionistas. Trata-se de duas jovens cubanas que vieram para Timor num projecto de cooperação com os Serviços Saúde e a trabalhar na diocese de Baucau. Depois de vários meses de contacto com o povo e as Irmãs de Lautém (Concepcionistas), decidiram elas próprias pedir o Baptismo.

 

Baptismo de duas médicas cubanas

 

Registe-se, a propósito, que poucos dias antes, num encontro de missionários das duas Dioceses, em Dili, uma pessoa ligada ao Ministério da Educação e enviada pelo Governo a Cuba, em apoio às centenas de estudantes timorenses para ali encaminhados, referia as condições de limitação de movimentos e de opinião daqueles jovens e a manipulação psicológica de que são objecto na “Isla de la Juventud”.

 

O Baptismo destas jovens médicas não será uma irónica resposta a esse projecto de manipulação política, ainda em curso, do governo? Pergunto eu.

 

 

FREI CLEMENTE DEIXA TIMOR

No dia 11 de Outubro Frei Clemente deixou definitivamente Timor-Leste. Fez parte da comunidade de Laleia e desde Fevereiro que estava em Dili. Veio para Timor em 2004 a pedido do Padre Provincial.

 

O Frei Clemente, que já tinha experiência missionária de algum tempo em Angola, aceitou mais este convite e, durante dois anos, realizou um excelente trabalho especialmente nos últimos meses, quando os conflitos de Dili puseram à prova a prudência, a coragem e um grande sentido humanitário para com as crianças, os jovens e as famílias mais atingidas. Desejamos que a sua missão continue, agora em contexto geográfico e humano diferente.

 

Frei Manuel Rito Dias,

Díli, 20 de Outubro de 2006

 

 
Página Principal | Capuchinhos em Portugal | Contactos | Ficha Técnica | Sugestões

© 2006 Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Portugal)