PAZ e BEM! Bem-vindo à Página dos Frades Missionários Capuchinhos

Página Principal


São Francisco Assis


Espírito de Assis


Porciúncula


Ordem Capuchinhos


Missão em Timor


Onde Vivemos


Espaço Jovem


Música


Apontadores


 
Notícias da Missão

O Provincial dos Capuchinhos em Timor-Leste

 

 

O Provincial dos Capuchinhos

 

em Timor-Leste

 

 

 

DIA 04 DE OUTUBRO. São Francisco de Assis, este ano, trouxe a Timor-Leste o Ministro Provincial dos Capuchinhos, Frei Acílio Dias Mendes. Com ele vinha também Frei Hermano Filipe de Jesus da Silva Rodrigues.

 

Frei Acílio e frei Hermano acolhidos à boa maneira franciscana e ao estilo da melhor tradição timorense

 

Frei Acílio vinha em serviço pastoral de visita aos seus irmãos e frei Hermano vinha como novo membro a integrar a fraternidade de Dili. Os dois foram acolhidos à boa maneira franciscana e ao estilo da melhor tradição timorense.

 

Apesar dos milhares de quilómetros de percurso, os dois irmãos hóspedes seguiram imediatamente para Laleia, onde eram esperados nesse mesmo dia.

 

À tarde, já com a presença do Ministro provincial, realizou um acto festivo cheio de significado, com dois grandes motivos: Festa do Pai São Francisco e inauguração das novas instalações do Aspirantado de Laleia. A este acto celebrativo e cultural se associaram também as Irmãs Franciscanas de Vemasse e Baucau.

 

Vista geral da capela da fraternidade de Laleia

 

No domingo seguinte o frei Acílio participou na festa do Primeiro Aniversário da criação da Paroquia de Laleia. A este acto presidiu o Bispo da diocese, D. Basílio do Nascimento e estiveram também presentes os irmãos da fraternidade de Díli com os seis postulantes.

 

EM DILI, o Ministro Provincial, durante três dias, realizou uma acção formativa para o clero e Religiosas sobre a Bíblia, a pedido da Comissão de Pastoral da Diocese. Num desses dias foi recebido na Vigararia Geral da Diocese e pelo Senhor Bispo, D. Alberto Ricardo. A Vista Pastoral e Fraterna realizou-se nos dias 12, 13, 14 e 15, tendo, neste dia de domingo, presidido, na igreja paroquial de Motael, à Celebração Eucarística, acompanhado pelos freis Manuel Rito, Pedro Cassimiro e Hermano Filipe.

 

LALEIA recebeu pela segunda vez o padre Provincial. Foram os próprios irmãos de Dili que, nessa mesma tarde, o conduziram àquela fraternidade na diocese de Baucau. Em Laleia, além dos contactos com os irmãos e aspirantes, visitou também a Paróquia e as duas principais Estações missionárias: Kairui e Samalai.

 

Esta Visita Pastoral a Timor terminou com um Encontro Geral em Dili, onde estiveram presentes todos os capuchinhos actualmente presentes neste país.

 

No sexta-feira, dia 20, o Padre Provincial teve um último encontro com o Senhor Bispo de Dili e no dia seguinte rumou até Bali, na Indonésia, a caminho de Lisboa.

 

CURSO BÍBLICO. Aproveitando a presença, em Timor, do Frei Acílio Mendes, a Diocese de Dili programou um pequeno Curso de Dinamização Bíblica para os missionários de Dili. Nele, o Provincial dos Capuchinhos apresentou alguns pontos de reflexão sobre um possível projecto de Dinamização Bíblica a partir dos Cursos Bíblicos e das Comunidades Eclesiais de Base já lançadas nesta Diocese.

 

Participantes do Curso de Dinamização Bíblica

 

Fez ainda uma breve história do Movimento Bíblico em Portugal. No encerramento esteve presente D. Alberto Ricardo, Bispo de Dili, que agradeceu e apoiou a iniciativa de intensificar esta obra dentro do amplo projecto de re-evangelização da população de Timor-Leste.

 

Frei Manuel Rito Dias,

Díli, 24 de Outubro de 2006

 

 
Página Principal | Capuchinhos em Portugal | Contactos | Ficha Técnica | Sugestões

© 2006 Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Portugal)