PAZ e BEM! Bem-vindo à Página dos Frades Missionários Capuchinhos

Página Principal


São Francisco Assis


Espírito de Assis


Porciúncula


Ordem Capuchinhos


Missão em Timor


Onde Vivemos


Espaço Jovem


Música


Apontadores


 
Notícias da Missão

Paróquia de Laleia

 

 

São Francisco de Assis, padroeiro de Hatu-Karau

 

 

No dia 19 de Setembro de 2008, o frei Fernando com os aspirantes, acompanhados por Imagem de São Francisco de Assis, padroeiro da Capela de Hatu-Karaudois leigos de Laleia, entregaram a imagem de São Francisco de Assis aos poucos cristãos de Hatu-Karau, que a receberam num clima de muita devoção, alegria e festa.

 

Antes de “ir morar” para esta sua nova comunidade, onde foi entronizado como padroeiro, a imagem de São Francisco, oferta da missionária leiga Maria Olímpia que por duas vezes “foi morar” uma semana inteira com aqueles cristãos, passou quase “um ano de noviciado” no convento de Nossa Senhora do Rosário de Laleia.  

 

Quando, em Setembro de 2005, fizemos a primeira visita àquela comunidade, o consenso foi geral: como nunca tinham tido uma visita do missionário e os Franciscanos Capuchinhos foram os primeiros a fazê-lo, o padroeiro tinha que ser São Francisco de Assis.

 

Ao fim de três anos em que foram visitados assiduamente uma vez por mês para a celebração dominical, os cristãos desta comunidade puderam celebrar, pela primeira vez a festa do seu padroeiro. Foi preparada com dois fins-de-semana de animação franciscana, sob a responsabilidade do frei Fernando e dos aspirantes. O programa propriamente dito começou na tarde do dia 3 de Outubro, com a procissão. Seguiu-se, pela noite dentro, a veneração (oração diante do Santo Padroeiro.

 

O momento alto foi a Eucaristia solene, na manhã do dia 4 de Outubro, e o habitual “protocolo” e confraternização que se lhe seguiu.

 

Para subir a Hatu-Karau, não se pode ir de carro, nem de moto, nem de bicicleta. Só montado no cavalo ou, como é habitual, a pé. Ao fim de três horas de caminhada, o São Francisco lá chegou, e lá ficou, como Padroeiro e como desafio ao jeito franciscano de viver, semeando a Paz e o Bem.

 

 

frei Fernando Alberto

Missionário em Timor-Leste

 

 
Página Principal | Capuchinhos em Portugal | Contactos | Ficha Técnica | Sugestões

© 2008 Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Portugal)